O Conselho Universitário da UFSC formou uma comissão partidária, nesta sexta-feira (26), pra estudar o plano de volta às aulas durante o período de pandemia do novo coronavírus. O parecer sobre a minuta da Resolução que oficializa as propostas de retomada na instituição será apresentado até o dia 13 de julho.
Continua depois da publicidade
As atividades presenciais estão suspensas na UFSC desde 16 de março, quando os primeiros casos de covid-19 em Santa Catarina motivaram a publicação de um decreto que proibiu encontros presenciais em educandários, entre outras rígidas restrições.
O grupo que analisa a proposta é formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos. O parecer da comissão será analisado e debatido nos Centros de Ensino e apreciado em nova reunião do Conselho em 17 de julho.
Questionamentos
Durante a sessão realizada nesta sexta-feira, alguns questionamentos sobre as propostas apresentadas em relatório final surgiram. Também houve críticas ao levantamento realizado para averiguação da possibilidade de participação em atividades pedagógicas não presenciais.
> UFSC vai emprestar computadores e oferecer internet a estudantes para ensino remoto
Continua depois da publicidade
As preocupações são relacionadas à inclusão digital, como o acesso a recursos de acessibilidade, condições de trabalho, além de condições orçamentárias para a UFSC e e o desenvolvimento de aulas. Também houve manifestações no sentido de que o calendário acadêmico fosse unificado para toda a Universidade. Essa é uma das questões que deverá ser analisada pela comissão.