Violência e segurança nas escolas será o tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Joinville nesta sexta-feira (26), às 19h. O encontro é organizado pelo Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), uma comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
À CBN Joinville, a deputada Luciane Carminatti (PT), que preside a Comseg Escolar, disse que a ideia é discutir o tema com a população para além de projetos já apresentados. No evento, a comissão espera contar com a participação do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), vereadores, professores, pais e estudantes.
— Nós queremos, em agosto, ter um projeto para curto, médio e longo prazo, para o melhorar a segurança e o ambiente escolar, como identificar o comportamento agressivo e de isolamento dos jovens, por exemplo — explica.
Carminatti ressalta que o tema é complexo e opina que os projetos precisam ser bem elaborados, fora do “calor das emoções”. Como exemplo, ela argumenta contra a ideia das escolas terem muros mais altos.
Continua depois da publicidade
— Muitas Câmaras de Vereadores aprovaram moções para erguer muros de 30 metros de altura nas escolas. A segurança pública diz que não é bom, porque se acontece algo, ninguém de fora enxerga. Não podemos ir na mera opinião, precisamos ter dados e informações precisas — analisa.
Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa Diretora da Alesc em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, em 5 de abril deste ano.
Nas audiências macrorregionais, além de ouvir as sugestões da comunidade escolar, o grupo de trabalho do Comseg pretende apresentar as ações que já vêm sendo realizadas pelo grupo.
— Precisamos entender o papel da educação. Os projetos precisam ser preventivos. Não queremos saber como resolver quando acontecer, queremos que não haja ataques às escolas.
Continua depois da publicidade
Além de Joinville, Jaraguá do Sul já recebeu uma audiência da Comseg Escolar. O grupo ainda deve fazer audiências em Lages, Chapecó, Criciúma e Florianópolis.
Leia também
Suspeito de maltratar e matar animais é preso em Joinville: “Um assassino na vizinhança”
VÍDEO: Veja momento em que fogo consome parte de empresa em Barra Velha