O presidente de honra do Comitê Olímpico chinês, He Zhenliang, disse que a China só conseguirá organizar com sucesso os Jogos Olímpicos de 2008 se seus cidadãos forem bons anfitriões e se comportarem com moralidade, de acordo com o que publicou o jornal o Xangai Daily.
Continua depois da publicidade
– As pessoas estão falando em mostrar nossa cultura e o poder econômico do país através de um grande espetáculo, mas eu acho que os bons modos deveriam ser colocados no topo da nossa agenda – disse He, de 77 anos.
He, membro do COI, presidiu a apresentação da candidatura de Pequim no Comitê Olímpico Internacional em 2001, quando o país asiático ganhou o direito de sediar os Jogos de 2008, e na segunda-feira fez críticas em um seminário realizado em Xangai sobre o movimento olímpico.
– É o passageiro grosseiro ou a testemunha de um acidente que nega ajuda que prejudica nosso caminho rumo a Jogos impressionantes – ressaltou.
Conhecido como o pai do desenvolvimento do esporte moderno na China, He Zhenliang disse que, apesar da explosão econômica, o país ainda tem pela frente um longo caminho para infundir o verdadeiro espírito olímpico. Em relação ao esporte tradicional chinês, como as artes marciais, He lembrou que a tradição chinesa as vê mais como um exercício de auto-realização que como uma competição, ao contrário da tradição ocidental, e disse não estar otimista quanto a sua inclusão na lista de modalidades olímpicas.
Continua depois da publicidade
Não é a primeira vez que as principais autoridades esportivas do país e as envolvidas na organização dos Jogos Olímpicos fazem referência à necessidade de um comportamento civilizado de seus cidadãos para que os Jogos de Pequim 2008 sejam um sucesso.