O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Bocog) está desenhando uma tocha especial para queimar a mais de 8 mil metros de altura, no Monte Everest, onde o oxigênio é escasso. Uma simulação será feita este ano para ver se é possível levar o fogo ao pico mais alto do mundo, cuja face norte está localizada na China.
Continua depois da publicidade
Atletas especializados em escalada de montanhas altas iniciaram os treinos para fazer esta tarefa, afirmou o prefeito da capital chinesa e vice-presidente do Bocog, Liu Jingmin.
– A tocha será desenhada para poder arder a grandes altitudes, e o trabalho de design está em sua etapa final – afirmou Liu ao jornal China Daily.
Embora Liu não tenha especificado quando será realizado o teste, responsáveis do Bocog disseram anteriormente que seria em março de 2007. Em todo caso, a experiência deverá ser feita em um momento no qual as condições climáticas sejam boas. A simulação será emitida ao vivo pela televisão chinesa. A tocha será levada ao topo pela vertente sul, o Nepal, e depois descerá pela norte, no território do Tibet.
Para deixar o terreno livre aos participantes do teste, a China aumentará em 2007 e 2008 as taxas em conceito de permissão de escalada para a vertente norte, com que pretende diminuir o número de escaladores no Everest e impedir muito movimento na rota final ao pico de 8.844 metros.
Continua depois da publicidade
– Acima dos 8 mil metros só há uma rota para subir e, se houver muitas pessoas, o perigo aumenta – afirmaram as fontes.