O advogado de Michel Platini, Thibaud d’Ales, afirmou nesta terça-feira que o Comitê de Ética da Fifa solicitou o banimento para sempre do presidente da Uefa.
Continua depois da publicidade
Futuro de Blatter e Platini na Fifa será decidido em dezembro
– A câmara de instrução do Comitê de Ética da Fifa pediu o banimento para sempre de Michel Platini, vimos isso no dossiê que nos foi transmitido – afirmou d’Ales, confirmando a informação.
O advogado descreveu a pena solicitada como um “escândalo” e “excessiva”. A câmara de decisão da Fifa deve se pronunciar em dezembro o veredito final sobre o caso.
Fifa rejeita apelações de Blatter e Platini contra suspensões
Continua depois da publicidade
O processo envolve um pagamento a Platini de 1,8 milhão de francos suíços, realizado em 2011 por Joseph Blatter, presidente demissionário da Fifa, por um trabalho como conselheiro em 2002. Solicitada pela AFP, a justiça interna da Fifa se recusou a fazer qualquer comentário.
Se for realmente banido, Platini ainda poderá apresentar um recurso interno na Fifa, e, em última instância, levar o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
Sem Platini, Fifa confirma cinco candidatos à sucessão de Blatter
O fato da justiça da Fifa ter pedido uma pena tão radical pode levar a entender que o pagamento suspeito que recebeu de Blatter não é a única acusação que pesa sobre Platini.
– O processo da comissão de ética contra Platini não diz respeito apenas ao pagamento de 1,8 milhão de euros, existem outras coisas sendo investigadas – disse à AFP um ex-dirigente da Fifa – O banimento do futebol equivale à pena de morte no direito penal – enfatizou.
Continua depois da publicidade
Após ficar “perto da morte”, Blatter pode ser banido por sete anos da Fifa
*AFP