Os membros da Comissão Parlamentar Especial (CPE) da Câmara de Vereadores de Itajaí que participam do projeto de Legislação e Delimitação de Bairros se reuniram pela primeira na terça-feira. O grupo será responsável por redefinir e oficializar os limites dos bairros de Itajaí, uma vez que, em alguns pontos da cidade há divergência em relação aos bairros e alguns deles ainda não existem no papel, causando uma série de transtornos aos moradores.

Continua depois da publicidade

No primeiro encontro ficou decidido que a comissão será presidida pelo vereador Márcio José Gonçalves – Dedé (PP), terá como vice-presidente o vereador Rafael Dezideiro (PRP) e como relator o vereador Thiago Morastoni (PT). A reunião também contou com a participação da vereadora Neusa Girardi (PMDB) e Jucelmar Ferreira (DEM), que é membro da comissão. São membros da comissão ainda os vereadores José Ferreira (PP) e Giovani Felix (PT).

Além de definir quem comandará os trabalhos, os vereadores elencaram os servidores e representantes de setores importantes que serão convidados a participar dos estudos. O presidente da Comissão explicou que serão chamados um engenheiro representante da Secretaria Municipal de Urbanismo; um representante da Procuradoria Geral do Município; um historiador com notório conhecimento da cidade; um pesquisador sobre os bairros de Itajaí; o presidente da União das Associações de Moradores de Itajaí (Unami) e um representante da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

– Inicialmente pensamos num representante de cada entidade ou área fundamentais para o desenvolvimento dos estudos, mas certamente ao longo das discussões teremos novas participações e recorreremos a profissionais gabaritados para nos auxiliar neste trabalho que é tão amplo e tão importante para a cidade – disse o vereador. O presidente da Comissão destacou ainda, que entre as várias etapas previstas estão a realização de audiências públicas para discussão com os moradores das regiões afetadas pelas mudanças que serão propostas.

O vereador Rafael Dezideiro (PRP) lembrou que hoje algumas localidades de Itajaí são tratadas como bairros, mas não existem oficialmente e outras são chamadas por nomes diferentes dos registrados no papel, como é o caso do Balneário Santa Clara que é mais conhecido como Praia Brava, entre outros.

Continua depois da publicidade

– Hoje algumas pessoas simplesmente não sabem em qual bairro moram o que traz uma série de dificuldades como o recebimento de correspondências. Por isso é tão importante trazer esta discussão à tona – complea.