Os canais de comunicação criados pela Comissão Parlamentar Especial (CPE) dos Apagões na Câmara de Vereadores de Florianópolis, que investiga as sucessivas quedas de energia elétrica e o aumento excessivo nas contas de luz, receberam 48 denúncias até a noite desta quarta-feira (13). O formulário recebeu 38 reclamações, enquanto o e-mail da comissão teve 10 mensagens.
Continua depois da publicidade
O detalhamento sobre o conteúdo das denúncias será revelado e discutido no segundo encontro da comissão, marcado para a tarde de quinta-feira (14). Apesar da CPE ter como foco os apagões de energia elétrica na Capital — tanto que recebeu esse nome —, o vereador Gabrielzinho (PSB), que preside a comissão, acredita que o aumento supostamente abusivo nas contas de luz tenha predominado entre as reclamações.
A reunião da CPE também deve ter a participação de representantes do Procon Estadual e do Procon Municipal de Florianópolis. O objetivo é que os órgãos de defesa do consumidor apresentem números sobre as reclamações registradas, com detalhes do que alegam os consumidores e das justificativas formalizadas até agora pela Celesc. O objetivo é que todas as queixas sejam anexadas no relatório final da comissão.
— A gente quer saber quais atitudes estão sendo tomadas nos órgãos de direito do consumidor, de forma que os Procons vão ceder o subsídio das reclamações e informar o que está sendo feito com esses dados — afirma o vereador Gabrielzinho.
Durante o encontro, também será divulgado o relatório preliminar da CPE. O relator da comissão, Jeferson Backer (PSDB), deve comunicar algumas instruções formais do processo, como qual é a expectativa da comissão, de que forma as reclamações se enquadram na legislação e se cabe à Câmara investigar um caso assim.
Continua depois da publicidade
Presidente da Celesc será convidado para prestar esclarecimentos
Após analisar detalhes das reclamações dos consumidores, recebidas tanto pelos canais diretos quanto pelos Procons, a próxima etapa de CPE irá ouvir a versão da empresa responsável pelo serviço, a Celesc. Gabrielzinho afirma que o presidente da companhia estadual de energia elétrica será convidado para comparecer à próxima reunião, que ainda pode ter outras autoridades.
— Alguns técnicos e representantes da Celesc já se pronunciaram. Mas o presidente da Celesc, formalmente, ainda não — defende o vereador.
A data do terceiro encontro da comissão será definida apenas na quinta-feira, assim como a formalização dos nomes que serão convidados para participar da reunião.
Canais de denúncia da CPE seguem abertos
A Câmara de Vereadores deve deixar os canais de comunicação abertos até o encerramento dos trabalhos da CPE. A primeira opção é preencher um formulário criado pela comissão, disponível neste link. Outra alternativa é enviar uma mensagem para o e-mail denunciacpedosapagoes@gmail.com com detalhes dos prejuízos causados pelas quedas de energia elétrica ou imagens das faturas das três últimas contas de luz para questionar o valor cobrado.
Continua depois da publicidade