A Comissão Especial que avaliará a segurança de estabelecimentos privados e públicos que reúnem grande concentração de pessoas em Joinville fiscalizou mais cinco locais na tarde desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Quatro deles na Via Gastronômica e outro no bairro Bucarein. A proposta da comissão é melhorar as condições de segurança nos estabelecimentos e evitar riscos aos frequentadores. Na Via Gastronômica, foram visitados quatro estabelecimentos.

Os três primeiros estavam dentro das normas, e a comissão solicitou pequenas melhorias. Outro, que apresentou liminar para seu funcionamento, suspendeu os shows até a construção de uma segunda saída. Segundo o proprietário, a reforma começa nesta quarta-feira.

O último local visitado foi no Bucarein. A casa noturna apresentou uma série de irregularidades, como a falta de projeto de prevenção e combate a incêndio. A casa apresentou alvará provisório, que vence em março, mas o funcionamento está garantido por meio de liminar apresentada pelo representante do estabelecimento.

Continua depois da publicidade

Pela manhã, outros três estabelecimentos foram visitados. Nos locais foram sugeridas algumas adequações, mas sem necessidade de pedido de interdição. Entre os itens avaliados estão sistema de iluminação, sinalização de saídas de emergência, portas de saída de emergência, cálculo de rotas de fuga, uso de material inflamável, hidrantes e outros.

O roteiro de visita foi definido pela Comissão Especial com base principalmente em denúncias que chegaram à Defesa Civil e aos Bombeiros. Todos os estabelecimentos privados e públicos serão vistoriados com visitas semanais. Na quinta-feira será realizada uma reunião na Prefeitura para avaliação do primeiro dia de fiscalização.

A comissão, formada na segunda-feira após reunião solicitada pelo prefeito Udo Döhler, é composta por integrantes da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Fundema, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e Polícias Militar e Civil. Em caso de denúncias, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, Corpo de Bombeiros 193 e Polícia Militar 190.

Continua depois da publicidade