A Comissão Bancária do Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, a nomeação de Janet Yellen para a presidência do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Esta é a última etapa pela qual a nomeada pelo presidente Barack Obama deve passar antes da confirmação definitiva do plenário do Senado.

Continua depois da publicidade

Os senadores da comissão votaram a favor de Janet Yellen, de 67 anos, por 14 votos a 8. Sua confirmação pelo Senado, que deve acontecer antes do fim do ano, é dada como certa devido ao fato de que a maioria dos parlamentares da casa são do Partido Democrata – o mesmo do presidente Obama.

Atual vice-presidente do Fed, Janet Yellen foi nomeada dia 9 de novembro para suceder Ben Bernanke, que deixará suas funções dia 31 de janeiro de 2014. Seu mandato durará quatro anos.

Alguns senadores republicanos se opõem a nomeação porque Janet é favorável a uma política de taxas de juros baixas – criada após a crise de 2008 para ajudar na recuperação da economia dos EUA – que poderiam fazer a inflação subir. Contudo, o grupo é muito reduzido para fazer a decisão da Casa Branca fracassar.

Segundo as regras de procedimento, Yellen deverá obter pelo menos 60 votos em 100, no Senado. Em sua audiência, a economista defendeu a continuação de uma política monetária flexível enquanto a recuperação dos Estados Unidos continuar frágil.

Continua depois da publicidade