De abril de 2013 a fevereiro deste ano, vereadores e sociedade civil debateram propostas para o prédio na Comissão Temporária Especial de Estudos e Soluções para Conclusão do Edifício América e Adequação de Imóveis do Centro Histórico.O resultado foi um relatório em que se aponta que demoli-lo não é a melhor opção. Primeiro porque, na opinião do presidente da comissão, vereador Roberto Tribess, o edifício é parte da paisagem e segundo porque a derrubada traria mais prejuízos do que o término da obra.

Continua depois da publicidade

– Onde for depositado, o entulho vai poluir a área. E também será difícil recuperar a vegetação onde hoje está o prédio – defende Tribess.

Mas a decisão sobre a demolição cabe ao juiz Leandro Paulo Cypriani, da 1ª Vara Federal de Blumenau, que aguarda uma perícia no local.

Santa flagra tráfico e consumo de drogas no Edifício América e região, em Blumenau

Continua depois da publicidade

Presença de usuários se espalha pela vizinhança

Adolescentes se arriscam na cobertura do prédio

“Quando a cidade abandona seus espaços, o usuário toma conta”, afirma comandante

Polícia Civil vai apurar ocorrência de tráfico de drogas

Representantes do América comentam a situação

O presidente da Câmara, vereador Vanderlei de Oliveira, responsabiliza o Executivo pela indefinição:

– Ele deveria chamar os donos e outros envolvidos para fazer um termo de ajuste de conduta.

Conforme a Procuradoria do Município, a prefeitura não tem obrigação de interferir porque a regularização depende dos donos. Sobre a circulação de drogas, a prefeitura acredita que a situação deve ser amenizada com a licitação para manter o prédio do Biergarten. Segundo o chefe de gabinete, Edélcio Vieira, o ganhador terá de manter o entorno também.