A comissão montada para fiscalizar as condições de casas noturnas de Jaraguá do Sul deve iniciar hoje uma nova etapa das vistorias. Integrantes da Defesa Civil, bombeiros e polícia vão verificar as condições de segurança de salões de igreja e sociedades de tiro da cidade. As vistorias foram intensificadas após o incêndio numa boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que resultou na morte de 240 pessoas no dia 27 de janeiro.

Continua depois da publicidade

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Maicon Leandro da Costa, a fiscalização nesses locais deve ocorrer durante todo o mês. Só de sociedades de tiro, são dez locais a serem visitados. Entre os itens a serem avaliados estão as saídas de emergência, sistema de combate a incêndio e se os estabelecimentos têm os alvarás exigidos pelos bombeiros e a Polícia Civil.

Na manhã desta segunda-feira, a comissão fiscalizou uma casa de festas infantis, um bar e um centro de festas e confirmou a necessidade de adequações em todos eles. Desde que as fiscalizações começaram, no dia 29 de janeiro, a comissão já fiscalizou pelo menos 20 locais entre casas noturnas, bares e centros de festas. Até agora nenhum local foi interditado.

Em Guaramirim, as vistorias começaram há cerca de 15 dias. O comandante dos bombeiros de Guaramirim, Laury Carlos Leite, foram solicitadas adequações nas três casas noturnas, mas não houve interdição.

Continua depois da publicidade

A comissão também planeja fiscalizar outros locais com grande concentração de pessoas, como salões de baile, escolas e igrejas. As vistorias ainda não têm data agendava, mas devem somar cerca de 20 locais.