Para quem quiser tem camarão, preparado de várias maneiras, e até o nobre bacalhau. Mas o carro chefe dos restaurantes do Mercado Público de Itajaí, reaberto neste sábado, continuam sendo os pratos tradicionais e simples da região.
Continua depois da publicidade
A sardinha, como sempre, faz a alegria dos amentes de frutos do mar. Em conserva ou na brasa, o pescado é sucesso em qualquer mesa por onde passe, mas não há quem resista a uma porção de sardinha frita com chope.
No Botequim Mercado Velho os pedidos saem aos montes. Tanto que a direção já se prepara para ficar com o estabelecimento aberto até o “último cliente sair”, como conta o proprietário Thomaz Gagnani.
O restaurante abriu com o nome de botequim, mas faz parte do café e restaurante Mercado Velho, existente no local antes do fechamento do espaço em 2011. Repaginado, o estabelecimento ampliou o cardápio mas continua com os frutos do mar como carro chefe.
Continua depois da publicidade
O argentino Nicolas Relly saiu de casa com destino ao Mercado Público neste sábado só para degustar as iguarias. Aos 86 anos e com vitalidade de sobra, a comida é um de seus maiores prazeres.
– Quando me perguntam onde eu moro digo que moro no paraíso. Porque o Brasil é o paraíso – diz ele, mandando ver em um prato de ostras.
Mas nem só de peixe vive o mercado, afinal os “peixeiros” tem outros costumes gastronômicos bem peculiares. Por isso mesmo o Café Democrático serve duas iguarias que só quem conhece bem o povo daqui pode compreender: o pão com linguiça e o pão com banana frita.
Continua depois da publicidade
Os sanduíches são as especialidades da casa além de mais de 10 tipos de café, lanches e cervejas. Os pratos foram ressuscitados pela dono do local Évilin Santos, que se apaixonou pela culinária açoriana na faculdade de Gastronomia.