Foi em 2018, quando voltava de Portugal, após experiência de estudo gastronômico com chefs reconhecidos internacionalmente, que Vânia Koenig atendeu o desejo de levar o conhecimento na área à mesa do público catarinense. Os estudos na ACPP (Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal) e as vivências com os chefs portugueses, Henrique Sá Pessoa – que conta com duas estrelas Michelin na carreira – e Miguel Castro e Silva, adicionaram sabores e temperos típicos da terrinha nos preparos da chef brasileira. Aliás, atuar no setor gastronômico já era uma paixão antiga da chef, pois, como primeira formação, Vânia Koenig estudou confeitaria. O resultado dessa linda receita se deu em uma charmosa casa no coração da capital, no centro de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Restaurantes com desconto do Clube NSC dão dicas de pratos que são a cara do inverno

A chef Vânia Koenig abriu as portas do restaurante AlmaNova, ainda em 2018, trazendo o conceito da culinária típica portuguesa com toque contemporâneo. O cardápio é vasto e, além dos tradicionais bacalhau às natas, polvo a lagareiro e arroz malandrinho, o menu conta com tostas defumadas, croquete de alheira e arroz de gambas. Já o cardápio de sobremesas é uma atração à parte, com: pastel de natas, brisa de liz, leite creme e baba de camelo. Por dois anos consecutivos, a chef Vânia recebeu prêmio internacional de um dos mais concorridos guias web do mundo – o Restaurant Guru, pela comida e atendimento de qualidade.
O melhor dessa história toda é que o sócio do Clube NSC degusta as delícias e os sabores servidos no AlmaNova com 15% de desconto sobre o valor do consumo no restaurante e serviço de take away. Se você não é sócio e também quer aproveitar todos os benefícios do clube, assine o NSC Total, a maior plataforma de conteúdo de Santa Catarina.
Visitar o AlmaNova é uma verdadeira viagem a Portugal: cheiro, décor acolhedor e trilha sonora em três ambientes: salão, varanda e jardim. Com a pandemia, os jantares harmonizados e os eventos com fado ao vivo foram adiados, mas logo devem retornar. Aos sábados no almoço, a feijoada transmontana, outra delícia da gastronomia portuguesa, é servido aos clientes. A receita combina frutos do mar com embutidos e feijão branco; o toque brasileiro fica a cargo do arroz, pirão, couve e farofa.
Continua depois da publicidade