A culinária do Brasil é uma das mais diversas e fortes do mundo. Isso porque temos várias comidas típicas, temperos e tradições que compõem a identidade do país. Além disso, é por meio dela que nutrimos nosso corpo, alimentamos quem amamos e lembramos de pessoas especiais que cozinhavam para nós.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Associada a essa culinária bastante presente, a tendência da comfort food ganhou espaço, pois une o que temos de mais precioso: o prazer de comer, a memória afetiva e o tempero inigualável. 

O que é comfort food?

A comida de conforto nada mais é que uma refeição associada a memórias pessoais, sentimentos positivos ou tradições familiares, que fazem com que esses pratos tenham a capacidade de trazer segurança, acolhimento e até felicidade aos indivíduos. 

Geralmente, as pessoas recorrem à comfort food em momentos de fragilidade emocional, quando precisam se sentir acolhidas e seguras, e a comida funciona como uma espécie de consolo e acalento. 

Continua depois da publicidade

Quais tipos de pratos podem ser considerados comfort foods?

Bolos 

Uma das receitas preferidas nas casas brasileiras, os bolos, muitas vezes, são associados a momentos de amor e carinho. O “bolo de vó”, por exemplo, representa um dos mais queridos, pois remete a uma preparação cuidadosa, de alguém que nos ama.

Podem ser de diversos sabores, como milho, cenoura com cobertura, fubá e chocolate. Além disso, os bolos são muito saborosos e ótimas escolhas para aqueles dias em que se deseja comer uma sobremesa com um cafezinho. 

Pão de queijo 

Receita tipicamente mineira, é difícil alguém que não goste dessa iguaria. O pão de queijo é muito consumido nos lares brasileiros, e é uma excelente alternativa para os dias frios, especialmente se combinado a um chocolate quente.

Além disso, é bastante servido em encontros sociais e lanches da manhã ou tarde, o que faz com que o prato seja associado a momentos de aconchego e boas companhias. 

Continua depois da publicidade

Sopa

Um dos principais pratos feitos em épocas frias, a sopa ocupa um lugar especial na vida dos brasileiros. Isso porque é associada à ideia de cura e aconchego quando se está doente, pois, geralmente, é preparada por alguém que nos acolhe.

O prato é à base de macarrão, mas pode ser incrementado com diversos legumes: inhame, batata e cenoura estão entre os mais comuns. Além disso, há quem goste de acrescentar carnes, como frango desfiado, carne moída e linguiça calabresa, para trazer mais sabor e tempero à sopa.

Bolinho de chuva

Os bolinhos de chuva são nomeados assim devido a uma tradição cultural de serem preparados em dias de chuva, quando ficar em casa e se proteger do temporal é uma ótima opção.

Por isso, sua própria nomenclatura traz uma sensação de conforto, pois remete à ideia de ambiente familiar, aconchego e amor. Envoltos por uma cobertura de açúcar e canela, os bolinhos têm uma textura prazerosa e são fáceis de fazer.

Continua depois da publicidade

Frango assado 

O aroma do frango assado é um dos mais conhecidos e amados na culinária brasileira, especialmente quando é bem temperado. Isso porque a receita é tipicamente preparada em almoços de domingo e em celebrações que envolvem encontros familiares, como Natal e festa de Ação de Graças.  Por essa razão, o frango assado está associado a situações de conforto, união e aconchego.

Esse, assim como todos os pratos que citamos aqui, são fáceis de serem preparados, mas é importante reforçar que precisam de gás. Então, lembre-se de procurar por “gás perto de mim”, caso esteja em uma emergência e precise de gás para o almoço.

Veja fotos das comfort foods

Leia mais

Quais são as comidas preferidas dos catarinenses, segundo o iFood

Os segredos do restaurante de Florianópolis que entrou para a lista dos melhores do mundo