As lojas do comércio de Joinville poderão fechar durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que começa no próximo dia 20, no Catar. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) divulgou nesta segunda-feira (7) as orientações para os estabelecimentos que serão impactados durante a primeira fase do mundial.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As orientações surgiram de um acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Joinville (Comerciários). Pela lei, não há previsão de dispensa dos empregados durante as partidas, mas grande parte das empresas liberam os funcionários no horário dos jogos.

Dias de jogos da Copa do Mundo são feriado?

Para o comércio de rua, a orientação da CDL é de que os estabelecimentos fechem 30 minutos antes do começo da partida e reabram meia hora após o fim do jogo. Para os shoppings centers, as lojas devem fechar 10 minutos antes e devem programar o retorno para 10 minutos depois do fim da partida.

Continua depois da publicidade

As empresas que têm certificado de adesão poderão compensar por meio de banco de horas. Em caso de dúvidas, os donos de loja podem ligar para o telefone 3026-2600 (Sindilojas), enquanto os funcionários podem entrar em contato pelo 3205-9333 (Comerciários).

Horários e tabela dos jogos na Copa do Mundo no Catar

As partidas do Brasil durante a primeira fase acontecerão entre o fim de novembro e o início de dezembro. A estreia será contra a Sérvia no dia 24 (quinta-feira), às 16 horas. O segundo jogo será diante da Suíça no dia 28 (segunda-feira), às 13 horas. E a partida final da fase de grupos será contra Camarões no dia 2 (sexta-feira), às 16 horas.

Leia também:

Confira a reação dos jogadores convocados para a Copa do Mundo

Convocação de Daniel Alves para a Copa do Mundo no Catar gera polêmica nas redes sociais

Quais clubes cederam mais jogadores para a seleção brasileira na história da Copa do Mundo

Brasil é favorito para ganhar a Copa do Mundo em casas de aposta