
A Secretaria Municipal de Segurança Pública Palhoça, na Grande Florianópolis, fiscalizou comércios de ferro velho da cidade, nesta quarta-feira (17). As inspeções foram realizadas nos bairros Caminho Novo, Madri, Alto Aririu, Aririu e Ponte do Imaruim. Ao todo, 21 estabelecimentos foram notificados e autuados por irregularidades.
Continua depois da publicidade
As equipes envolvidas na operação verificaram inexistência de alvarás de funcionamento e de sistemas de segurança contra incêndio. Também encontraram carcaças de veículos e peças expostos a céu aberto, o que representa risco à saúde pública pelo acúmulo de água e por servir de moradia para larvas do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zica, chinkungunya e febre amarela.
Em um estabelecimento no bairro Alto Aririu, um veículo furtado em outro estado foi localizado sem placas e com adulteração nas etiquetas de identificação e na numeração do chassi e dos vidros. Além disso, houve embargo por armazenamento e recebimento de resíduos, que caracteriza crime ambiental, sem licença ou autorização para a atividade. Empresas de reciclagem também foram inspecionadas e notificadas.
A ação teve apoio das polícias Civil e Militar, do Instituto Geral de Perícias, do Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, fiscais de tributos, serviços públicos e do meio ambiente, além da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde.
Continua depois da publicidade