A oferta de produtos argentinos ganha terreno no comércio do Estado durante a temporada de verão. Ao mesmo tempo, itens com a marca de Santa Catarina são os preferidos dos hermanos nas compras antes do retorno da viagem para presentear familiares e amigos.
Continua depois da publicidade
Para pagar as compras, o cartão de crédito é a forma de pagamento que vem ganhando mais espaço, uma alternativa segura para a restrição de dólares do governo Cristina Kirchner.
Dois idiomas convivem pacificamente em praias como Canasvieiras, em Florianópolis, e ao longo da Central, em Balneário Camboriú. Nas lojas do balneário preferido pelos hermanos na Capital, de acordo com empresários da Associação Empresarial da cidade (Acif), algumas placas, cardápios e o atendimento dos vendedores é feito tanto em português quanto em espanhol. Mas o afago aos turistas vai muito além do idioma.
Para agradar aos clientes, empresários importam de tudo um pouco, tornando os comércios um híbrido entre o legítimo catarinense e um pedacinho do território portenho.
Continua depois da publicidade
Nas prateleiras, erva-mate, Fermet, biquínis e cortes de carnes à moda argentina são alguns atrativos para os turistas que estão preferindo, este ano, o cartão de crédito.
– Mesmo tendo que arcar com as taxas cobradas pelas administradoras e ter que esperar um tempo para receber o valor, é preciso ter esta condição. Se não tiver a opção de pagamento com cartão, o lojista deixará de vender em torno de 40% – calcula a vendedora Cleusa Maria da Costa, que trabalha há 10 anos na Atlantis, uma loja de artesanato e produtos para decoração em Canasvieiras.
A estimativa é confirmada pelo gerente do Supermercado Magia, Ricardo Miranda. Ele revela que revende, durante a temporada, a bebida Fermet, procurada pelos argentinos.
Continua depois da publicidade
A mistura de ervas serve de ingrediente para o coquetel típico de lá, que é misturado a refrigerantes a base de cola. Além de Florianópolis e Balneário Camboriú, os visitantes também escolhem cidades do Vale do Itajaí para garantir regalos para familiares e amigos.
O roteiro dos argentinos em SC:
