O mês de março mal começou e os supermercados e lojas de departamento já estão repletos dos tão aguardados ovos de Páscoa. Apesar de muitos consumidores ainda estarem na fase da boa e velha pesquisa de preço, as empresas já esperam iniciar as vendas em quantidade a partir desta semana, quando os salários caem nas contas, e as expectativas são boas.

Continua depois da publicidade

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) que vinha prevendo um incremente de 3% a 4% nas vendas de chocolates em relação ao ano passado, reviu a estimativa e já espera um crescimento entre 6% e 7%. O motivo é o aumento de 5,24% nas vendas de supermercados em janeiro deste ano comparado com o mesmo período do ano passado.

As vendas positivas do primeiro mês do ano renovaram o fôlego dos empresários, já que em comparação com dezembro de 2012, janeiro apresentou um recuo de 19,89%. O declínio está dentro do normal devido a dezembro ser a época de festas. De acordo com o presidente da Acats, Atanazio dos Santos Netto, o resultado de janeiro animou os supermercadistas catarinenses a ponto de revisarem a meta de Páscoa.

Entre 50 empresas pesquisadas, 75% apostam no crescimento de até 7%, enquanto 25% estimam que a Páscoa deste ano terá resultado igual a de 2012. O presidente lembra que nenhuma pesquisa indicou queda nos resultados em relação ao ano passado. Nem mesmo um leve acréscimo nos preços dos chocolates desanima as empresas.

Preços

Continua depois da publicidade

A gerente de produtos da rede Havan, Stela Feiber, comenta que houve acréscimo, mas para o consumidor não deve chegar a 5%. Em alguns casos, esse aumento pode nem ser percebido devido ao volume de compra da rede.

Mesmo assim, Fabiani Dauer Zoz, 35 anos, se surpreendeu ao fazer uma breve pesquisa de preços nesta terça-feira. Ela conta que, em relação ao ano passado, os ovos estão mais caros, mas também há mais alternativas.

– Gostei muito dessas caixinhas (com miniovos) são um ótimo presente e minhas filhas sempre têm alguém que eles querem presentear – conta.

Mãe de duas meninas, de sete e três anos, Fabiani conta que também pode substituir o tradicional ovo de Páscoa das meninas por um brinquedo. Segundo ela, como as crianças ganham muitos chocolates dos avós, acaba havendo um acúmulo da guloseima e o jeito é substituir.

Continua depois da publicidade

Contudo, as crianças continuam sendo o grande destaque da Páscoa no que se refere a público. Stela Feiber explica que os ovos com brinquedos e de personagens conhecidos sempre fazem sucesso e neste ano não será diferente.

A Havan prevê um crescimento de até 30% em relação ao ano passado e para isso está promovendo o parcelamento das compras em até 10 vezes. A expectativa das lojas é de que as vendas comecem a aumentar mais significativamente a partir da segunda quinzena de março.

Para auxiliar o consumidor, o Procon de Itajaí está realizando uma pesquisa de preços nos principais supermercados e deve divulgá-la na semana que vem.