Nem só do comércio eletrônico vive a Black Friday. Apesar de, no Brasil, a primeira edição do evento ter sido realizada totalmente online, em 2010, hoje ele ganha cada vez mais adeptos também no varejo de rua e em shopping centers. E em Joinville não será diferente nesta sexta-feira, data em que a ação ocorre em todo o País.

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Antes mesmo da data, quem passava pelas principais ruas comerciais e nos centros de compras da cidade já observava faixas que indicavam a adesão dos estabelecimentos à megapromoção. Em vários casos, os descontos chegam a 50% – ou até mais.

As promoções valem para quase todo tipo de produto ou serviço. No comércio de rua, elas são mais comuns em grandes redes varejistas de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Nos três shoppings de Joinville – Garten, Mueller e Cidade das Flores -, há descontos em lojas de roupas, calçados, celulares e praça de alimentação. A adesão ou não à Black Friday fica a critério do lojista. Em alguns casos, os descontos serão oferecidos durante alguns dias.

A expectativa é de que o dia de liquidações movimente R$ 1,2 bilhão apenas entre as lojas eletrônicas, o equivalente a 3,5% do faturamento do varejo online no ano. Devido à grande procura, o Procon de Joinville está alertando os consumidores.

As dicas são para evitar que as pessoas façam um mau negócio ou sejam enganadas por promoções falsas. Os problemas mais comuns nesta data, principalmente nas compras pela internet, são a entrega de produtos com defeito ou diferentes dos anunciados, a falta de garantia, preços superiores aos já praticados e até a comercialização por empresas-fantasmas.

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É possível, ainda, pesquisar as empresas em sites como o www.consumidor.gov ou www.reclameaqui.com.br. Outra dica útil é fazer uma consulta nos sites que o Procon de São Paulo sugere que sejam evitados. A lista está disponível em http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Jaraguá também terá promoções

Em Jaraguá do Sul, mesmo que timidamente, comerciantes começaram a investir nos descontos para a data, visando à queimar estoques e atrair o público. O Jaraguá do Sul Park Shopping aderiu à Black Friday. Em algumas redes, como Havan e Americanas, os descontos chegam a 70%.

Fique atento

– Verifique os preços cobrados antes do grande dia. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday.

– Analise a descrição do produto e compare com outras marcas.

– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

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– É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

– Se mesmo seguindo estas dicas ainda houver qualquer problema nesta relação de consumo, procure o Procon.

Direitos do consumidor

– Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada.

– A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas.

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– Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

– O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

– Produtos importados comprados no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais.

– No ato da entrega, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento, e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.

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Fonte: Procon de Joinville