Um estabelecimento comercial localizado na região central de Joinville, próximo à prefeitura, foi interditado na tarde de quarta-feira (23) por suspeita de envolvimento com os crimes de furtos de fios de energia que têm acontecido na cidade. 

Continua depois da publicidade

​> ​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp​

A Polícia Civil acredita que o comércio servia como fachada para a comercialização de objetos metálicos, sucata e fiação de cobre que eram obtidos através de práticas criminosas. 

O proprietário do local, inclusive, já havia sido alvo da Operação Vastum, que visa reprimir este tipo de crime, na última segunda-feira (21). Na ocasião, ele foi orientado e notificado acerca de um prazo para apresentar a documentação necessária. 

No entanto, como o prazo não foi cumprido e o homem não conseguiu comprovar a origem dos materiais, o estabelecimento foi interditado. Além de objetos, os policiais também apreenderam os livros de registro que listam os produtos, que integrarão a investigação já em andamento. 

Continua depois da publicidade

Livro de registro que listam os materiais
Livro de registro que listam os materiais também foi apreendido (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Operação Vastum

A Operação Vastum (sucata, em inglês) foi deflagrada no início desta semana com intuito de coibir a série de furtos de cabos e fios de cobre que acontece em Joinville desde o início de 2021. A ação integra as polícias Civil, Militar e a Guarda Municipal. 

Segundo a prefeitura, o município já registrou mais de 30 ocorrências em espaços públicos apenas em janeiro deste ano. O furto acontece em diversos lugares, mas de forma mais recorrente em alguns como o Parque da Cidade, Rua das Palmeiras, Ponte do Trabalhador, rua Tuiuti e avenida Beira Rio.

A região central de Joinville, inclusive, já ficou sem luz em pelo menos duas oportunidades por conta desses crimes. Na ocasião, trânsito chegou a ser afetado, já que os semáforos ficaram sem funcionar

No dia 13 de fevereiro, um homem de 33 anos morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica enquanto fazia reparos na rede de energia após um furto de fiação que aconteceu no bairro Aventureiro, zona Leste de Joinville.

Continua depois da publicidade

Mais de 8 mil boletins de ocorrência

A Celesc registrou mais de 8 mil boletins de ocorrência e relatou o furto de mais de 20 km de fios em Santa Catarina, no ano passado. Em Joinville, a estimativa da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), é que o prejuízo tenha sido de cerca de R$ 100 mil em 2021.

Nos dois últimos anos, foram 56 detenções e 41 pessoas presas por esse motivo em Joinville. O que significa que uma mesma pessoa foi detida mais de uma vez.

Em 2021, foram realizadas seis operações coordenadas em Joinville entre maio e novembro, com foco principalmente na receptação em ferros-velhos. Em uma ocasião, foi realizada uma grande apreensão com mais de 400 quilos de cabos de cobre furtados.

As denúncias do crime podem ser feitas pelo telefone da Polícia Militar, 190, pela Polícia Civil, no 181, e também na Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Continua depois da publicidade

Leia também

Estudantes passam mal com falta de ventilador e ar-condicionado em escola de Joinville

Rompimento de adutora deixa Guaramirim inteira sem água

Joinville volta atrás e dá ponto facultativo a servidores durante o Carnaval

Procura em Joinville pela dose de reforço contra Covid ainda abaixo do esperado