Até o sábado, dia 22 de dezembro, as vendas de Natal eram 2,5% maiores que em 2011, segundo a FCDL-SC. Apesar de pouco expressivo, o incremento animou o varejo catarinense, que, até outubro desse ano, amargou resultados negativos.

Continua depois da publicidade

Confirmando as pesquisas de intenção de compra para o Natal, os consumidores privilegiaram os presentes mais baratos, como roupas e calçados, deixando para outras épocas do ano os de valor mais alto, especialmente os eletrônicos.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), Sérgio Medeiros, afirma que o aumento de 2,5% nas vendas entre 1º e 22 de dezembro é apenas a metade do esperado para o último mês do ano no Estado. Ele acredita, por outro lado, que o movimento deste domingo, com comércio de rua e shoppings funcionando, e o desta segunda, com lojas abertas até o meio-dia no comércio de rua e horário especial nos shoppings, darão conta de chegar à expectativa de 5% de incremento ao final de dezembro.

Medeiros afirma que os varejistas estão satisfeitos. E não é à toa. O primeiro resultado positivo do comércio em 2012 veio só em outubro, com 4,74% de crescimento. Em novembro, o incremento caiu para 0,87% frente ao mesmo período do ano passado. Agora, todas as fichas continuam sobre as vendas de Natal.

Continua depois da publicidade

Sobre os produtos que tiveram a preferência do consumidores, Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio-SC, afirma que, diferente do ano passado, os eletrônicos ficaram em segundo plano. Segundo ele, os catarinenses preferiram presentes mais baratos, principalmente na linha de vestuário. O presidente acredita que a compra de artigos de valor mais alto está ficando para épocas do ano em que é possível se planejar melhor.

Medeiros destaca que o valor do presente, esse ano, está girando em torno de R$ 50. São produtos de vestuário, livros e DVDs, e cosméticos. Para o presidente da FCDL, os consumidores estão investindo em um maior volume de produtos mais baratos.

Horário dos shoppings

Florianópolis

Beiramar Shopping – Dia 24, das 10h às 17h. Dia 25, lojas fechadas.

Floripa Shopping – Dia 24, lojas, lazer e alimentação das 10h às 17h. Dia 25, lojas fechadas, praça de alimentação parcialmente aberta das 10h às 21h. Área de lazer aberta das 10h às 21h.

Continua depois da publicidade

Iguatemi – Dia 24, das 10h às 17h. Dia 25, lojas fechadas e abertura opcional para área de alimentação e lazer, das 12h às 22h.

São José

Itaguaçu – Dia 24, das 10h às 17h. Dia 25, fechado, exceto alimentação e lazer das 12h às 21h.

Continente Park Shopping – Dia 24, das 10h às 17h. Dia 25, lojas fechadas.

Palhoça

Via Catarina – Dia 24, das 10h às 17h. Dia 25, lojas fechadas.

Blumenau

Shopping Park Europeu – Dia 24, o funcionamento é das 10h às 17h. Dia 25, as lojas ficam fechadas e a praça de alimentação e área de lazer disponível das 12h às 22h.

Neumarkt – Dia 24, das 9h às 16h. Dia 25, lojas fechadas, praças de alimentação parcialmente abertas e cinema aberto.

Continua depois da publicidade

Blumenau Norte – Dia 24, funcionamento das 10h às 17h. Dia 25, lojas fechadas, praça de alimentação parcialmente aberta. Área de jogos e cinema abertos.

Chapecó

Shopping Pátio Chapecó – Dia 24, das 9h às 18h. Dia 25, lojas fechadas, praça de alimentação e lazer com abertura facultativa.

Criciúma

Shopping Criciúma – Dia 24, das 10h às 17h, com lojas Havan e Americanas abertas até as 18h. Dia 25, lojas fechadas.

Continua depois da publicidade

Tubarão

Farol Shopping – Dia 24, lojas funcionam das 10h às 18h e o supermercado, das 9h às 18h. Dia 25, shopping fechado.

Joinville

Shopping Mueller, Joinville Garten e Cidade das Flores – Dia 24, das 10h às 17h. Dia 25, shoppings fechados.

Joaçaba

Shopping XV – Dia, 24, o shopping funciona das 8h30min às 17h. Dia 25, fechado.