O comércio de Joinville aposta nas promoções e em interatividade para atrair os consumidores que pretendem presentear no Dia das Mães, celebrado no domingo (12). Na onda do otimismo do varejo catarinense com a data, que tem expectativa de crescimento nas vendas de até 5% com relação ao ano passado (FCDL-SC), os lojistas da cidade estimam alta no movimento do comércio a partir desta quarta-feira até sábado (11), véspera da comemoração.

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O otimismo é maior entre os comerciantes do ramo de vestuário e de perfumes e cosméticos, que terão, respectivamente, a preferência de 54% e 17% dos joinvilenses que indicam que vão comprar presentes. Os dados são da pesquisa de Intenção de Compras de Dia das Mães 2019, da Fecomércio-SC, que mostrou ainda que o cidadão de Joinville tende a ter gasto médio menor que o restante dos catarinenses com a data: R$ 142 ante R$ 168 nas outras cidades de maior potencial de consumo de Santa Catarina – Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Criciúma, Lages e Chapecó.

— O movimento ainda está calmo, mas esperamos bastante fluxo de pessoas já a partir de hoje. O Dia das Mães costuma ser a segunda principal data para o comércio, depois do Natal, e a tendência é de que este ano não seja diferente — destaca Roberto Gonzaga dos Santos, gerente de uma loja de roupas.

Segundo Santos, a loja “Club Fashion”, na qual ele trabalha, decidiu investir na promoção de itens de inverno pela metade do preço para chamar a atenção dos clientes. Conforme o comerciante, a ideia vai de encontro ao momento econômico e do próprio setor.

— Todo mês temos datas comemorativas diferentes. Agora é o Dia das Mães, mês que vem tem o Dia dos Namorados e logo chega o Dia dos Pais. Então as pessoas estão comprando produtos com preços mais acessíveis para poder dar uma lembrancinha em cada uma dessas comemorações — considera.

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Busca por espaço nas vendas

O aproveitamento da data é feito até mesmo por segmentos incomuns. Leila de Carvalho, do Instituto dos Óculos, montou uma vitrine voltada para o Dia das Mães, mesmo tendo a maior parte do faturamento vindo de ações cotidianas da venda de óculos de grau por meio de receitas médicas. Ela, no entanto, acredita que este pode sim ser um presente diferenciado.

— As pessoas que compram para as mães acabam levando óculos de sol, pensando só na questão do presente, mas o que queremos é reforçar que o filho tenha a consciência de pensar na saúde visual da mãe e que essa é uma oportunidade de dar de presente os óculos de grau — aponta a lojista.

Outros setores também veem na data uma perspectiva de fidelizar clientes. Esse é o caso da linha de beleza, que tem crescido nos últimos anos. No salão Bella Donna Cabeleireiros, o proprietário Everton Nascimento, decidiu apostar no bom e velho “brinde” para propiciar um ‘Dia de Beleza’ para quem é mãe. Por lá, por exemplo, o corte de cabelo rende junto uma hidratação.

— O comércio no ramo da beleza cresceu e a população está mais cuidadosa com a aparência, por isso apostamos nessa data como um chamariz para que as pessoas conheçam nossos serviços e continuem frequentando o espaço mesmo depois de a data passar — diz Nascimento.

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Primeiro teste para os novos lojistas

Atrativos são usados como chamariz no comércio de Joinville para atrair consumidores
Atrativos são usados como chamariz no comércio de Joinville para atrair consumidores (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

O comércio de rua do Centro de Joinville voltou a ter a criação de novas unidades neste ano, depois de um período de fechamento de lojas enfrentado durante a crise. O Dia das Mães tende a ser o primeiro grande teste de retomada do setor em Joinville para muitos comerciantes que entraram recentemente no ramo. E o ponto é um aliado, tendo vista que é neste ambiente que os consumidores devem procurar o presente (69,3%), frente aos shoppings (24,7%).

A loja ‘Giba 10’, por exemplo, começou as atividades há sete meses e encara o Dia das Mães como o de maior expectativa desde o Natal. “Esperamos um aumento de 70% no movimento com relação aos dias normais. Não sabemos o quanto isso pode se reverter em compras, mas a esperança é de que vamos conseguir um bom faturamento na venda de roupas e bazar”, acredita a vendedora Daiane Louise.

A Bianca Store é ainda mais nova, e abriu as portas no último dia 2 de maio. Para conquistar clientes e faturar com a data a empresa inovou com atrações externas. Pipoca, palhaços, abraço nos pedestres e o sorteio de 10 vales compras no valor de R$ 100 acabam sendo um diferencial que faz com que muitos transeuntes entrem na loja para olhar os produtos mesmo sem a intenção inicial de compra. “Apostamos em chamar o público para conhecer a loja com essas atrações e temos tido um retorno interessante”, comemora a gerência.

O perfil do consumidor

Simone Behnke escolhe o presente que dará para a mãe no domingo (12)
Simone Behnke escolhe o presente que dará para a mãe no domingo (12) (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Em Joinville, 54% dos consumidores que avaliam comprar presente para a mãe são do sexo feminino e praticamente metade desse público tem entre 18 e 25 anos. Um dos exemplos é a moradora do Itinga, Simone da Silva Behnke, de 24 anos, que junto do filho João Miguel, 5, usou a terça-feira para procurar o presente ideal para a mãe dela. A joinvilense explica que o amor é a razão para que ela não deixe a data passar em branco.

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Todos os anos eu presenteio, primeiro para retribuir tudo o que ela fez por mim até hoje e também porque ser mãe é um sentimento que não tem como descrever. Hoje também sou mãe e só quem tem filho sabe o que é sentir isso, ser mãe.

Consumo no comércio no Dia das Mães 2019

(Fonte: Fecomércio)

Joinville

Tíquete médio de compra: R$ 142,02

Forma de pagamento planejada: 73,3% à vista, em dinheiro

Principal atrativo: 89% dão preferência ao preço

Santa Catarina

Tíquete médio de compra: R$ 168,43

Forma de pagamento planejada: 61,1% à vista, em dinheiro

Principal atrativo: 39% dão preferência ao preço

Pesquisa indica que metade dos catarinenses pretendem dar roupas para o Dia das Mães