Quem está habituado a guardar parte do 13º salário pode aproveitar as promoções pós-Natal e ainda comprar bons produtos por um preço reduzido. Grandes redes varejistas já deram a largada nas tradicionais liquidações de verão para atrair consumidores e limpar os estoques.
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Algumas lojas oferecem produtos de diversos setores, entre móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, com descontos que variam de 20% até 70%. Devido ao forte calor registrado nos últimos dias, ventiladores e condicionadores de ar são os campeões de procura.
-Eu acredito que os comerciantes vão vender mais do que no Natal-, aposta Carlos Grendene, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville.
Na sexta-feira pela manhã, já era possível encontrar filas em algumas lojas no Centro de Joinville. Edson Luis Tinn, de 44 anos, chegou cedo a uma delas. Mesmo afastado do trabalho há algum tempo, ele tem o costume de reservar dinheiro para aproveitar as liquidações desta época.
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-Cheguei à loja por volta de 8h45. Logo na porta, um funcionário permitia a entrada de dez em dez consumidores. Fiz a compra tranquilamente e só deu um problema no caixa quando o sistema caiu, mas voltou rapidamente-, conta.
Edson comprou uma panela de pressão por R$ 9 e uma sanduicheira por R$ 19. Ambas foram indicações da mãe, que viu os anúncios de promoção na TV.
A CDL, explica Grendene, não interfere nestas liquidações, mas está programando, logo para o início de 2014, mais uma edição do Liquida Joinville. Os shoppings também não têm nenhuma programação específica agendada, mas a grande maioria das lojas está promovendo descontos para o fim de estoque e renovação de estação e coleções.
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Estratégia para reaquecer o mercado
As liquidações são a esperança do comércio para reverter o fraco desempenho do Natal, o pior para o varejo nos últimos dez anos. Em Santa Catarina, o volume de vendas caiu 2,1% na comparação com 2012, contrariando as expectativas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), que projetava incremento de 2%.
Segundo o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, o momento de liquidação serve como uma oportunidade para aqueles que não venderam o esperado no Natal.
-A expectativa é de que as liquidações reaqueçam o mercado até o final de janeiro. Com o início da semana das trocas dos presentes, o comerciante tem a oportunidade de se beneficiar dos tradicionais descontos e emplacar novas vendas, principalmente em artigos de vestuário, calçados, cosméticos e perfumaria, já que muitos consumidores desejam passar o Réveillon com roupa nova-, afirma.
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