Oficialmente, faltam 56 dias para a celebração da data. Mas quem circula pelas lojas e supermercados de Joinville tem a sensação de que o Natal já chegou. Bonecos do Papai Noel em diferentes tamanhos e formatos, pinheiros, presépios e enfeites em geral já ocupam espaço em vitrines e prateleiras de estabalecimentos comerciais. Mais do que encantar os olhos do consumidor, a decoração tão antecipada é estratégica – e uma espécie de última cartada para salvar um ano que não tem sido dos melhores para o varejo.
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De acordo com dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL-SC), o volume de vendas no Estado entre janeiro e setembro deste ano diminuiu 2,84% na comparação com os primeiros nove meses de 2012. No último mês, a queda foi de 4,17%.
O desempenho fraco pode justificar o porquê de o espírito natalino tomar conta das lojas tão cedo. Como os comerciantes precisam recuperar as perdas, uma das saídas é antecipar a decoração de Natal para dar um fôlego nas vendas.
– Quanto antes se começa a vender, mais cedo as pessoas começam a consumir. E o consumo é por impulso – explica Fernanda Bressiani, professora de visual merchandising do Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI).
Não existe uma recomendação sobre quanto tempo de antecedência uma loja deve montar a sua decoração natalina. Para o vice-presidente da FCDL-SC, Osmar Silveira, isso depende muito de cada lojista.
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– Tem gente que monta cedo para causar surpresa. Outros, para se anteciparem à concorrência – avalia.
Para Fernanda, o mais indicado é que os preparativos comecem, no máximo, um mês e meio antes da data. Como o grande apelo do Natal é mexer com o emocional dos consumidores, antecipar demais a decoração pode causar o efeito contrário.
– O Natal tem muito da questão da magia, do encanto, do momento. Quando isso se torna desgastante, as pessoas enjoam – diz a especialista.
Programação oficial em novembro
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Carlos Grendene, não vê a antecipação da decoração natalina como uma regra no varejo. Para ele, esta é uma tendência mais forte no comércio atacadista.
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– Faz parte do negócio deles. O atacado precisa se antecipar para vender para os lojistas – analisa.
Apesar de algumas lojas largarem na frente, a programação oficial de Natal do comércio de Joinville será lançada apenas no dia 24 de novembro. As ações serão concentradas no Centro, mas a iluminação natalina percorrerá os bairros, segundo Grendene. A expectativa da CDL é de um incremento entre 2% e 4% nas vendas neste ano.
Nos três maiores shoppings de Joinville, poucas lojas já entraram no espírito de Natal. No Garten, a decoração oficial começa a ganhar forma no dia 5 de novembro. No Mueller, a montagem inicia-se no dia 12, enquanto no Cidade das Flores a estrutura começa a ser preparada no dia 17.
Antecipação ajuda a planejar
Gerente de uma loja de artesanatos de Joinville cujo carro-chefe é a comercialização de artigos natalinos, Daniele Pelaez já percebeu que, a cada ano, o consumidor tem ido atrás da decoração de Natal cada vez mais cedo.
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– As pessoas querem aproveitar a decoração por mais tempo. É tudo tão bonito que dá até pena de desmontar depois que a data passa – conta.
A antecipação das vendas destes itens também ajuda os consumidores a se programarem melhor para o Natal. É o caso de Viviane Gripa, de 35 anos. Gerente de uma construtora, ela está aproveitando que as vitrines estão cheias para preparar a casa para a data o quanto antes. Já comprou flores, arranjos, presépio e passas. O Papai Noel, é claro, não ficou fora.
– O Natal tem uma espiritualidade muito grande. Não quero vivenciar isso só por um mês – explica.
Neste ano, a decoração vai contribuir para a realização de uma missão especial: Viviane vai celebrar uma missa no dia 22 de novembro para arrecadar cestas básicas, que serão distribuídas a entidades de assistência social e famílias carentes de Joinville.
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