A mesma Copa do Mundo que trouxe alegria para os amantes do futebol no mundo inteiro e agitou o Brasil durante um mês representou prejuízo para os lojistas da região. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) divulgou que o movimento no comércio em Santa Catarina teve retração de 9,44% na comparação com o mesmo mês de 2013.

Continua depois da publicidade

Essa queda foi atribuída ao Mundial, enchente em algumas cidades do Estado e aumento da cautela do consumidor. Em Itajaí e Balneário Camboriú, não há um balanço, mas a avaliação é de que a queda nas vendas é semelhante ao registro estadual.

A relação da queda com o Mundial ganha força com relato de comerciantes, que garantem ter registrado um boom nas vendas logo no dia seguinte ao jogo em que o Brasil foi derrotado pela Alemanha, perdendo a chance de disputar a final. Gerente de uma loja de eletros em Itajaí, Ederson Petersen diz que durante a Copa o movimento caiu pelo menos 10%, mas que a situação mudou na última quarta-feira, dia seguinte à goleada alemã:

– As vendas foram retomadas a todo o vapor e o movimento voltou a se igualar ao que era antes da competição começar. O brasileiro esquece de tudo quando o assunto é Copa do Mundo, esquece de comprar e até de pagar as contas – brinca Petersen.

Continua depois da publicidade

O diretor de uma loja de vestuário, cama, mesa, banho e decoração de Balneário Camboriú, Renato Gantus, também notou um movimento melhor no último sábado, mesmo com o jogo do Brasil e Holanda sendo disputado. Ele aponta que a retração nas vendas durante o Mundial chegou a 11%.

– Atrapalhou bastante, principalmente por ter que fechar as lojas em dias que seriam de mais movimento e também por coincidir com uma época em que o comércio já está em liquidação. A maioria dos lojistas adiantou as promoções para evitar o problema, mas mesmo assim fomos afetados – comenta.

Recuperação

O gerente executivo da CDL Itajaí, Robson Fiamoncini Cordeiro, avalia que a queda nas vendas na cidade foi provocada pela Copa do Mundo. De acordo com o profissional, houve uma espécie de efeito de transe durante o Mundial, que passou instantaneamente com a vitória da Alemanha sobre o Brasil.

Continua depois da publicidade

– As pessoas estavam focadas na Copa. Então, agora o consumidor vai gastar o que iria usar na Copa com festa, por exemplo – complementa o presidente da CDL de Balneário Camboriú, José Roberto Cruz.

Esse também é um bom momento para aproveitar as promoções. A avaliação é de Cruz, ao apontar que os preços estão mais baixos em diferentes segmentos, especialmente nas confecções, e a expectativa é de recuperação nos próximos dias.