Claro que vale cantar Como é Grande o Meu Amor Por Você, entregar aquele cartão com um coração torto feito à mão e até fazer acessórios com macarrão para o Dia das Mães. Certamente ela vai cair no choro e achar tudo lindo, mas os lojistas estão confiantes que o mimo venha acompanhado de um presente extra, tudo para movimentar o comércio local. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau cita que alguns setores acreditam em um aumento de vendas entre 5% e 10% em relação ao ano passado.

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– O Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Todo mundo tem uma figura feminina que representa o papel de mãe e,seja um eletroeletrônico ou um mimo, uma flor, o presente sempre vem. Com a liberação das contas inativas do FGTS e de R$ 44 milhões distribuídos aos cooperados da Viacredi, com concentração de clientes no Vale do Itajaí, as pessoas têm poder de compra e podem, sim, investir no presente para as mães – observa Helio Roncaglio, presidenteda CDL Blumenau.

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Andando pela Rua XV de Novembro,Aline da Silva Carvalho,18 anos, conta que ainda está indecisa sobre o presente que irá dar no Dia das Mães, mas já se programou para encontrar o mimo ideal. Neste fim de semana ela vai sair em busca de uma peça de roupa que agrade a mãe e pretende gastar R$ 200. Roncaglio explica que o comportamento é comum e se justifica por conta da data de pagamento de algumas empresas.

Segundo o presidente da CDL as pessoas costumam fazer a pesquisa de preço antes do salário e começam a comprar efetivamente na semana que antecede o domingo das mães.

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:: Crescimento de vendas também é esperado nas floriculturas de Blumenau

No ano passado o consumidor de Blumenau surpreendeu ao desembolsar R$ 275,73 em compras para a data, o maior gasto médio entre as cidades de Santa Catarina analisadas em um levantamento feito pela Fecomércio-SC, que incluiu, ainda,Joinville, Florianópolis, Itajaí,Chapecó, Criciúma e Lages. O resultado contrariou as estimativas da própria entidade, que em abril projetava para Blumenau o menor tíquete do Estado,de apenas R$ 132,72. Neste ano não foram divulgadas pesquisas sobre a intenção de compra.

A mãe Iliane Rodrigues de Almeida Rosa já ganhou todos os tipos de lembrancinhas feitas pelas duas filhas e há algum tempo recebe um presentinho a mais. Ano passado foi presenteada com uma bota e neste ano não faz ideia de qual será a surpresa.

– Com a crise vou ficar feliz em receber qualquer lembrancinha.Elas não precisam se incomodar com isso – salienta.

Para entender o comportamento dos consumidores blumenauenses,a CDL Blumenau lançou junto da campanha Vamos Mimar Muito – que incentiva os filhos a presentearem as mães – uma enquete para saber quanto as pessoas estão dispostas a investir em presentes. Além do valor há perguntas sobre o item escolhido e a forma de pagamento.

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Assim será possível conhecer um pouco mais sobre o comportamento do público na segunda data mais importante para o comércio.