O inverno 2013 mal chegou e as liquidações já começaram a tomar conta das vitrines. A antecipação do período de ofertas ocorre quase dois meses antes se comparado com o último ano, quando as queimas começaram apenas no fim de agosto e início de setembro. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú, Beto Cruz, a antecipação ocorre principalmente por causa da chegada das coleções de primavera-verão.
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_ Muitos lojistas já receberam ou estão para receber o estoque da nova estação, por isso optam por fazer as mercadorias girarem, utilizando preços mais baixos para impulsionar as vendas _ revela Cruz.
A maioria das lojas em promoção pretende abrir espaço para a coleção primavera-verão até o próximo mês. No Balneário Shopping, por exemplo, para liberar espaço para as novas peças todo o empreendimento está com descontos que variam entre 30% e 60%.
No caso da marca de sapatos Jorge Bischoff a liquidação começou uma semana depois do Dia dos Namorados.
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_ Já estamos nos preparando para receber o preview de verão e precisamos de espaço para as novidades _ comenta a gerente da loja, Andressa Anselmo.
Para o presidente da CDL, outro fator também impulsionou as liquidações precoces. Ele credita às temperaturas mais baixas, que chegaram mais cedo do que no último ano, como fator da antecipação. De acordo com Beto Cruz, das cerca de quatro mil lojas de confecções em Balneário Camboriú, a maioria deve aderir às promoções.
Internet reduz a defasagem da moda
Com o verão no Hemisfério Norte, acaba ocorrendo um contato maior com a próxima coleção, deixando aqueles que são mais aficionados por moda ansiosos pela coleção futura. A coordenadora do curso de Design de Moda da Univali, Bianka Cappucci Frisoni, explica que a velocidade das informações geradas pelos principais estilistas europeus na internet tem reduzido a defasagem de tempo entre o que é lançado lá fora e visto no Brasil.
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_ O cliente quer comprar antes da estação chegar porque já está por dentro do que será usado daqui a seis meses ou mesmo um ano _ explica.
Frisoni ainda afirma que o comportamento do mercado tem ditado um novo ritmo de consumo e percepção da moda.
Um exemplo é a loja Schutz, onde as promoções iniciaram em 19 de junho, dois dias antes do início oficial do inverno brasileiro. A gerente Paula Habby explica que no caso da franquia, a chegada do frio não chega a impactar no comportamento de quem consome moda e tendências.
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_ Boa parte do nosso público não quer promoção, mas ter a nova coleção da marca com antecedência e em primeira mão _ comenta Paula.
Além das roupas
Não são apenas as marcas de confecções que estão entrando na onda antecipada de descontos. O período de promoção beneficia até mesmo lojas de presentes, acessórios ou de utensílios domésticos que independem das coleções de estação. No período de liquidações em pleno inverno, alguns estabelecimentos aproveitam para destacar aquecedores de ambiente com preço promocional na entrada da loja.
_ Temos promoções semanais o ano todo, por isso aproveitamos o momento para oferecer itens como saída garantida ao consumidor. Isso atrai o público para conhecer outras novidades da loja _ explica a atendente da Home & Cook, Priscila Buzelato.
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