Resultado da Pesquisa do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em Santa Catarina, no acumulado de 12 meses, o volume de vendas cresceu 2,94%.
Continua depois da publicidade
Significa diminuição de 0,24 ponto percentual na comparação com outubro, quando o acumulado havia sido de 3,19%. A receita nominal chegou a aumentar 11,14%, perda de 0,39 ponto percentual na mesma comparação anterior, mostrando uma desaceleração nas vendas.
Na comparação mensal, o volume de vendas cresceu 4,21% e a receita nominal 10,36%, ambos em novembro na comparação com outubro de 2013. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o processo de perda de fôlego do comércio continua se aprofundando.
Em Santa Catarina, enquanto que em 2012 o volume de vendas crescia em média 8% ao ano, o dado acumulado nos últimos 12 meses foi abaixo de 3%. Por trás desta desaceleração estão a expansão mais contida da renda das famílias, o aumento dos juros e o elevado nível de endividamento, com expressiva desaceleração das concessões de crédito.
Continua depois da publicidade
Para 2014, o cenário deve se estabilizar, com um pequeno crescimento em função da Copa do Mundo, porém não suficiente para recuperar as elevadas taxas de crescimento do setor que vigoravam até o ano de 2012.
Comércio no país tem seu nono crescimento mensal
Em novembro, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,7% e a receita nominal, 1,1% em relação a outubro. O volume de vendas teve seu nono mês consecutivo de crescimento, enquanto a receita nominal se mantém em alta desde março de 2012.