O comércio joinvilense viu seu faturamento crescer em média 11,33% durante a trigésima edição do Festival de Dança de Joinville. Segundo uma pesquisa realizada pela Fecomércio durante os dias 26 e 27 de julho com empresários e turistas, quem veio a Joinville para o evento que ocorreu de 18 a 28 de julho, gastou aproximadamente R$ 242 por dia e passou quase uma semana na cidade.

Continua depois da publicidade

Para o diretor executivo da Fecomércio, Marcos Arzua, o levantamento mostra o alto poder aquisitivo dos turistas que vêm a Joinville no período.

– Quem vem para Joinville está gastando mais de US$ 100 por dia, enquanto o turista de litoral, só para termos um exemplo, gasta praticamente a metade disso -, afirma.

Além dos números relativos ao comércio e prestação de serviços, o levantamento aponta que o principal motivo de insatisfação dos turistas veio da mobilidade urbana com muitas queixas ao sistema de transporte público e aos táxis.

Continua depois da publicidade

Segundo o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz, é preciso que haja uma união de esforços entre entidades e poder público para continuar aprimorando o evento.

– A gente sabe que já existe um trabalho para melhorar essa questão de mobilidade, mas muita gente reclama que não há informações sobre horários e linhas de ônibus, por exemplo – explica.