O balanço do Natal e Réveillon para o turismo catarinense parece ser unânime: a alta temporada deste ano superou a do ano passado. Apesar do tempo instável e das longas filas, seja no acesso às praias ou nas estradas catarinenses, o setor parece estar à frente entre 2014 e 2015 no Estado, ainda a saber se com novos passos rumo a um crescimento constante ou apenas um avanço passageiro. No mesmo período de 2013, a Ilha de Santa Catarina amargou na falta de água e luz e perdeu turistas que saíram antes do planejado pelas falhas de estrutura. Agora foram 10% a mais de turistas, totalizando 3 milhões, segundo a Santur.

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– A cidade teve uma quantidade enorme de turistas. E alguns dos grandes problemas do ano passado, este ano, se houve, foi em muito menor escala – disse o presidente em Santa Catarina da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Fábio Queiroz, destacando que os números ainda não estão fechados, mas indicam avanços em relação aos outros anos.

O tempo ajudou a diversificar a procura entre os comércios da praia e outros estabelecimentos, explica Queiroz. Muito sol, por exemplo, concentraria todo o movimento nas restaurantes e bares à beira-mar. Ele acredita que os momentos de chuva ajudaram a levar o poder consumidor dos turistas também ao centro das cidades.

– Não sei se foi porque eu fiz uma reforma e ampliei meu local, mas foi o período de mais movimento desde que eu abri, em 1998. Mesmo com a chuva – conta o dono do Restaurante Querubim, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

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Conforme avalia o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo do Amaral Moritz, o período turístico para o Estado, no entanto, não se acaba após o Natal e o Réveillon. Tradicionalmente as cidades recebem um volume significativo de turistas até março.

A perspectiva para o futuro é de que o turismo de massa diminua e aumente o da classe-média alta.

Entrevista com Valdir Walendowsky, presidente da Santur

Qual o balanço do Natal e do Ano Novo?

Final e início de ano melhor, com uma diminuição muito grande de reclamações, principalmente na questão da energia e da água. Agora já começam a mudar o perfil dos turistas em Santa Catarina. Você já consegue ver isso até na BR-101. Foi excelente. Considera que foi o melhor período dos últimos cinco anos? Walendowsky – Pesando os prós e os contras, com certeza.

Como manter o ritmo sem sofrer outros reveses?

Fazendo uma análise do que foi bom e ruim. Investindo no que foi bom e corrigindo o que deu errado. A questão da segurança em Santa Catarina, por exemplo, é um ponto positivo. Fazer uma avaliação de toda a prestação de serviços.

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