O comércio fechou o ano de 2013 com uma expressiva desaceleração das vendas em Santa Catarina. De acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado de 12 meses, o volume de vendas no Estado caiu de 7,43% em 2012 para 2,6% no ano passado.

Continua depois da publicidade

A receita nominal fechou o ano com aumento de 10,5%, menor que 2012, cujo incremento foi de 11,5%. O estudo aponta ainda que Santa Catarina foi um dos seis Estados que apresentaram variação positiva no volume de vendas em dezembro de 2013. Este índice cresceu 1,2% na comparação com novembro.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), tanto em nível nacional quanto estadual, o comércio perdeu fôlego em 2013. Contribuiu a expansão mais modesta da renda real – o Brasil registrou a menor alta da massa salarial em nove anos, com variação de 2,9% em 2013, sendo que em 2012 essa variação havia sido de 6,5%, trazida pela inflação e pelos menores reajustes salariais.

Soma-se ainda, a confiança mais baixa do consumidor, a retirada dos incentivos tributários – como a redução do IPI para a linha branca -, o aumento dos juros, o relativamente elevado nível de endividamento das famílias e a consequente expansão mais modesta do crédito.

Continua depois da publicidade

Para 2014, a situação tende a se repetir, com vendas em ritmo mais moderado. Entretanto, por ser um ano de Copa do Mundo e Eleições, o comércio tende a crescer um pouco mais, com Santa Catarina fechando crescimento em torno de 4% no volume de vendas até o final do ano.