A reportagem do Santa flagrou nesta quinta-feira (23) ao menos três estabelecimentos que abriram as portas em Blumenau, apesar do decreto que proíbe algumas atividades. As denúncias foram feitas por leitores pelo Instagram (@jornaldesantacatarina) e envolvem lojas nos bairros Velha e do Salto, na Região Oeste da cidade. Segundo a prefeitura, todos atendiam de forma irregular.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Três pacientes vencem o coronavírus no mesmo dia e deixam hospital de Blumenau

Leia também: Terapeuta de Blumenau que usava ayahuasca para cometer crimes sexuais é condenado

Dois deles são considerados comércios de rua e não poderiam estar abertos, de acordo com as restrições que passaram a valer na terça-feira (21). São lojas de presentes que, segundo o decreto municipal, têm que estar fechadas. Já um terceiro é considerado uma “atividade acessória” para a prefeitura e pode atender ao público de portas fechadas — o que não ocorreu durante a manhã, conforme flagra feito pelo fotógrafo Patrick Rodrigues.

Segundo a Defesa Civil, na última terça-feira (21) foram feitas orientações e desde esta quarta-feira (22) começaram a ser abertos processos administrativos sanitários para quem descumprir qualquer norma do decreto. A multa pode variar de R$213,51 a R$21.351.66, “dependendo da infração, das circunstâncias, da gravidade do fato, dos antecedentes e da capacidade econômica do infrator”. 

Continua depois da publicidade

No decreto assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt, vale lembrar, mais de 50 segmentos não precisarão parar por serem considerados serviços essenciais pelo município — clique aqui e confira 15 perguntas e respostas sobre as novas restrições para conter o novo coronavírus em Blumenau.

Como denunciar

Para que medidas sejam tomadas, é necessário fazer uma denúncia através do número 199. Só na terça-feira (22) foram atendidas cerca de 200 ligações, com queixase dúvidas de estabelecimentos que poderiam estar funcionando ou não. As pessoas também podem acionar a PM pelo telefone 190.

A fiscalização é feita pela equipe de força tarefa que foi montada pela Defesa Civil e é composta pela Vigilância Sanitária, Defesa Civil e tem o apoio da Polícia Militar. Todos os profissionais estão identificados com colete da Defesa Civil ou da Vigilância Sanitária.

Loja abre durante decreto municipal
Loja abre durante decreto municipal (Foto: Patrick Rodrigues)

Loja de atividade acessória deveria atender de portas fechadas
Loja de atividade acessória deveria atender de portas fechadas (Foto: Patrick Rodrigues)

Coronavírus em Blumenau

Em Blumenau o número de casos segue em alta. Só na quarta-feira (22) foram contabilizados 389 novos testes positivos para a Covid-19, segundo a prefeitura. O total, conforme dados da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, é de 6.533 pacientes infectados. A cidade ainda soma 31 mortes.

Continua depois da publicidade

No Estado, os casos confirmados chegam a 59.556 e 765 mortes. Apesar de já haver uma vacina sendo testada, o recomendado pelo decreto municipal é que as pessoas só saiam em casos de extrema necessidade e usem os equipamentos de segurança necessários, já que a ocupação dos leitos de UTI está praticamente no limite.