A apenas dois dias do prazo final para a desocupação da Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis, no dia 18 de novembro, os comerciantes são taxativos ao afirmar que não vão sair dos boxes. Os da Ala Norte montaram uma vigília para impedir qualquer tipo de ação para fechar os boxes.
Continua depois da publicidade
Na manhã desta sexta-feira, operários da empresa que vai reformar o Mercado estiveram no local para colocar tapumes que marcam o início da obra, mas foram impedidos de trabalhar. Os homens chegaram a fazer buracos no chão e fincar algumas madeiras, mas em seguida retiraram os materiais.

Foto: Gabriela Wolff/ Agência RBS
Segundo o proprietário do Bar do Goiano, Charlon Ferreira, os donos de boxes da Ala Norte fizeram escalas para vigiar o Mercado durante toda a madrugada e, de hora e hora, cinco vão até lá para ver se existe alguma ação para fechar os boxes. Ele explica que o desejo deles é terminar a temporada e sair com dignidade.
– Queremos igualdade. Por que a Ala Sul vai ficar aberta a temporada toda, e nós vamos ser prejudicados de perder o movimento? Temos famílias e funcionários que dependem do trabalho – questiona.
Continua depois da publicidade
Uma outra comerciante da família Costa, que possui boxes de calçados, também não concorda com o prazo estipulado pela prefeitura, e diz que só vai sair com ordem judicial.
– Essa época do ano é a que mais vendemos. Poderiam dar um prazo até o fim da temporada de verão, e depois saímos _ avaliou.
Apesar das manifestações contrárias dos comerciantes, o secretário municipal de Administração, Gustavo Miroski, garante que não vai prorrogar a data. Segundo ele, é preciso respeitar os direitos de quem venceu a licitação, e se for preciso vai entrar com pedido de liminar para a retirada.
– Espero que não seja necessária uma decisão judicial, porque será traumático. Daí sim teremos que usar força policial – relata.
Continua depois da publicidade
De acordo com Miroski, os produtos dos comerciantes que ainda ficarem nos boxes serão recolhidos e só poderão ser resgatados com nota fiscal a partir do dia 16 de dezembro no Almoxarifado Central da prefeitura. O secretário aceitou se reunir com os comerciantes na tarde de quinta, mas não mudou o discurso.
Cronograma
– 16 de novembro: montagem do canteiro de obras – atendimento normal ao público
– 18 de novembro: prazo final para desocupação da Ala Norte pelos antigos comerciantes, interdição do local e início das obras
– 26 de novembro: divulgação dos ganhadores do Concurso Nacional para Cobertura do Vão Central do Mercado Público
– Março de 2014: fim das obra na Ala Norte
– Abril de 2014: início das obras na Ala Sul – Julho de 2014: fim das obras