Precaução é a palavra de ordem na manhã desta sexta-feira (6) em Blumenau. Com previsão de enchente para o fim de semana, podendo chegar à marca de 12 metros, de acordo com a Defesa Civil, lojistas esvaziam lojas na Rua XV de Novembro para evitar prejuízos. Durante o dia, um vaivém de caminhões e utilitários marcou a principal via do comércio da cidade para tirar tanto móveis quanto produtos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Na Rua XV, o primeiro ponto alagado, de acordo com o relatório de cotas da prefeitura de Blumenau, é a esquina com a Rua Nereu Ramos. Lá, se o Rio Itajaí-Açu estiver em 11,35 metros já há pontos com água. Outros pontos como a esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto (12,1 metros), a Rua do Brueckheimer (12,3 metros) e esquina da XV com a Alameda Rio Branco (12,6 metros) também têm cota na casa de 12 metros.

No Centro, vale lembrar, o transbordamento do Rio Itajaí-Açu ocorre com o nível na casa de 11,4 metros.

— Estamos prevenindo. Como há a previsão de muita chuva, queremos fazer as coisas com calma, respeitando a velocidade das pessoas, de maneira humana. Todos têm família, então estamos fazendo isso agora para não precisar de última hora fazer algo que não teremos condições [ao se referir a subir os móveis ao segundo piso]. Tomara que não aconteça nada, queremos que não, e aí desceremos tudo na segunda-feira. Caso contrário, todos estarão em casa podendo resolver as vidas particulares — relata Juliano Beulk, gerente das Lojas Colombo do Centro de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Serviço: Confira a cota de enchente por rua de Blumenau

Veja fotos do esvaziamento das lojas

Tendência de enchente prolongada em Blumenau e Rio do Sul

As projeções do governo do Estado apontam que a enchente prevista para os próximos dias nas regiões de Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e ter ainda um terceiro pico. As informações são do coordenador de Alerta e Monitoramento de Cheias da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico de Moraes Rudorf.

Leia tambémPrefeito usa sirene de madrugada para alertar moradores sobre inundação no Alto Vale

Rio do Sul entrou em situação de enchente na quarta-feira (4) à tarde, quando o Itajaí-Açu atingiu 7,5 metros. O leito do rio só voltou à calha nesta quinta (5) à noite. Blumenau atingiu a cota de inundação, de 8 metros, na noite de quarta (4) e só baixou dessa marca por volta das 11h de quinta (5). Esse teria sido o primeiro pico, conforme a Defesa Civil de SC.

Continua depois da publicidade