Precaução é a palavra de ordem na manhã desta sexta-feira (6) em Blumenau. Com previsão de enchente para o fim de semana, podendo chegar à marca de 12 metros, de acordo com a Defesa Civil, lojistas esvaziam lojas na Rua XV de Novembro para evitar prejuízos. Durante o dia, um vaivém de caminhões e utilitários marcou a principal via do comércio da cidade para tirar tanto móveis quanto produtos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Na Rua XV, o primeiro ponto alagado, de acordo com o relatório de cotas da prefeitura de Blumenau, é a esquina com a Rua Nereu Ramos. Lá, se o Rio Itajaí-Açu estiver em 11,35 metros já há pontos com água. Outros pontos como a esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto (12,1 metros), a Rua do Brueckheimer (12,3 metros) e esquina da XV com a Alameda Rio Branco (12,6 metros) também têm cota na casa de 12 metros.
No Centro, vale lembrar, o transbordamento do Rio Itajaí-Açu ocorre com o nível na casa de 11,4 metros.
— Estamos prevenindo. Como há a previsão de muita chuva, queremos fazer as coisas com calma, respeitando a velocidade das pessoas, de maneira humana. Todos têm família, então estamos fazendo isso agora para não precisar de última hora fazer algo que não teremos condições [ao se referir a subir os móveis ao segundo piso]. Tomara que não aconteça nada, queremos que não, e aí desceremos tudo na segunda-feira. Caso contrário, todos estarão em casa podendo resolver as vidas particulares — relata Juliano Beulk, gerente das Lojas Colombo do Centro de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Serviço: Confira a cota de enchente por rua de Blumenau
Veja fotos do esvaziamento das lojas
Tendência de enchente prolongada em Blumenau e Rio do Sul
As projeções do governo do Estado apontam que a enchente prevista para os próximos dias nas regiões de Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e ter ainda um terceiro pico. As informações são do coordenador de Alerta e Monitoramento de Cheias da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico de Moraes Rudorf.
Leia também: Prefeito usa sirene de madrugada para alertar moradores sobre inundação no Alto Vale
Rio do Sul entrou em situação de enchente na quarta-feira (4) à tarde, quando o Itajaí-Açu atingiu 7,5 metros. O leito do rio só voltou à calha nesta quinta (5) à noite. Blumenau atingiu a cota de inundação, de 8 metros, na noite de quarta (4) e só baixou dessa marca por volta das 11h de quinta (5). Esse teria sido o primeiro pico, conforme a Defesa Civil de SC.
Continua depois da publicidade