Um problema na iluminação pública no Centro de Florianópolis tem atrapalhado o comércio no entorno do Mercado Público e Largo da Alfândega e causado insegurança para quem transita a noite pela região. Desde segunda-feira que os postes de luz estão apagados em parte das ruas Jerônimo Coelho, Conselheiro Mafra e Deodoro. Segundo o engenheiro Luciano da Silva, da SQE Luz, a escuridão é consequência de um curto circuito que, por motivos de segurança, desliga todo o sistema de iluminação.

Continua depois da publicidade

– Se não fosse assim poderia causar choques fatais para quem encostasse nos postes, pois a corrente pode vazar pela estrutura – disse ele.

O proprietário de uma banca de revistas na Deodoro, Nilton de Santiago Júnior, disse que tentaram invadir sua loja com uma serra elétrica há uma semana. Segundo ele, outros dois estabelecimentos foram atacados no período sem iluminação.

– Não precisa ser especialista pra saber que a falta de luz facilita atos criminosos – disse o dono da banca, que trabalha das 7h às 19h.

Continua depois da publicidade

Beatriz Porto, funcionária de uma loja, disse que percebeu comerciantes fechando mais cedo para evitar dispensar os funcionários quando já anoiteceu.

– Há câmeras por todos os lados, mas como a PM vai monitorar se está escuro? – reclamou.

Segundo o engenheiro, o problema teria sido relatado para a concessionária na noite de terça-feira, mas devido ao mal tempo e por necessidade de sincronizar um horário entre as equipes da SQE Luz e a Celesc para religar o serviço, o restabelecimento está agendado para esta sexta-feira. Em caso de problemas na iluminação, o telefone da SQE é o 0800-6456405.