A aposentada Iris Rahn, de 50 anos, resolveu comprar sapatos novos neste inverno, mas preferiu um modelo mais aberto. Ela dispensou as botas porque a estação mais fria do ano não está sendo tão gelada assim. Por causa desse fator, parte do comércio de roupas e calçados antecipou para julho as promoções, que costumavam ocorrer no fim do inverno, entre agosto e setembro.
Continua depois da publicidade
– Não estamos num momento de esbanjar. O melhor é comprar um calçado que poderei usar por mais tempo – sugere dona Iris.
O gerente da loja onde Iris comprou o sapato, Thiago Telles, de 30 anos, admite que as vendas estão baixas este ano, mas enquanto não vendeu confecção de inverno e botas, faturou com produtos de meia estação como tênis e sapatilhas.
– Uma coisa compensou a outra. Este ano vamos receber as coleções de primavera um pouco antes e resolvemos liquidar os estoques para ter novidade na loja – assume.
Continua depois da publicidade
A maioria das lojas que estão em liquidação oferecem descontos de 20% a 70% com condições de pagamento à vista ou parcelados no cartão de crédito.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, Neivor Bussolaro, acredita que as promoções foram antecipadas por causa da baixa nas vendas neste primeiro semestre do ano. Apesar de ainda não ter números oficiais do inverno, para o presidente o comércio vive um momento de baixa.
– Conseguimos aumentar um pouco as vendas no Dia dos Namorados, mas sabemos que o primeiro semestre não foi positivo – admite.
Continua depois da publicidade
Um dos motivos principais para a retração das vendas, segundo Neivor, é o comprometimento da renda do brasileiro. Mas outro fator apontado pelo presidente é o momento político e econômico que vive o País. Na opinião dele, as manifestações que ocorreram em junho deixaram as pessoas mais receosas. Para melhorar o cenário no segundo semestre, Neivor aposta na participação de lucros das empresas (algumas pagam nesse período) e na primeira parcela do 13º salário.
Liquida Jaraguá será em agosto
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, Neivor Bussolaro, sugere aos comerciantes que ainda não lançaram suas promoções, que aguardem a ação da CDL chamada Liquida Jaraguá. A promoção ocorre de 1º a 17 de agosto na cidade, em plena a campanha do Dia dos Pais, que é comemorado no dia 11 de agosto.
A iniciativa volta depois de cerca de dez anos para ajudar os comerciantes a impulsionarem suas vendas e, de quebra, acabarem com os estoques. A expectativa é de uma adesão de pelo menos 300 lojistas da cidade, não apenas de roupas e calçados, mas de outros ramos como eletrodomésticos, móveis, decoração e acessórios A liquidação deve ter descontos de 20% a 70% dependendo da loja.
Continua depois da publicidade
– Se puderem esperar para liquidar melhor. Queremos que essa iniciativa crie força e se torne um hábito entre os jaraguaenses. Para que todo mundo ganhe, tanto lojista quanto consumidor – espera Neivor.