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O empresário Carlos Alberto Koehler aproveitou a sexta-feira para deixar tudo preparado para receber os clientes no feriadão de Finados. O corte da grama e a limpeza ultrapassam os limites da área onde fica o seu restaurante, na beira do mar, em Canasvieiras, Florianópolis. O terreno vizinho, que abriga o rancho de pesca, pertence à prefeitura da Capital.

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– Não dá para deixar do jeito que está. Preciso estar com tudo bonito e arrumado. Logo depois tem o feriado de 15 de novembro e começa a alta temporada. A região tem apenas três funcionários municipais para dar conta. Não tem como, então acabei adotando a área – conta.

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Ele acha que o segundo turno das eleições no domingo pode prejudicar o movimento de turistas, mesmo assim, contratou mais três funcionários para reforçar a equipe de 14 pessoas.

Em comparação com um final de semana normal, o fluxo de clientes deve crescer 100%. A próxima temporada começa oficialmente no dia 26 de dezembro. Para essa época, o número de trabalhadores no local quase dobra e chega a 24.

Na pousada onde Fátima de Souza trabalha como gerente, as reservas começaram na semana passada. Para atrair mais turistas, foram instaladas churrasqueiras, o piso foi reformado e a diária agora tem café da manhã. Os investimentos constantes e a localização, perto do mar, ajudam a colher os frutos. Dos nove quartos disponíveis, apenas dois ainda estavam livres.

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Norte da Ilha terá central de informações

A preparação para a temporada não atinge somente a iniciativa privada. De acordo com Homero Gomes, secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes (Setur), a grande novidade é a instalação de mais uma central de informações na Capital. A estrutura vai funcionar junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na SC-401. Uma equipe com seis pessoas – que falam inglês, espanhol e português – vai atender todos os dias, das 8h às 22h, os turistas que precisarem de orientações.

Serão distribuídos materiais de divulgação, como mapas e roteiros. Ao todo são cinco pontos de informação. Além disso, o órgão vai oferecer uma programação cultural e artística variada em todas as principais praias da Capital. Até o início da temporada deve ser feito um mutirão para limpeza e revitalização dos locais turísticos.

A aposta é que o crescimento de visitantes em relação ao ano passado, fique em torno de 30% a 36%, segundo indicativos, como número de voos charter e previsão de desembarque no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

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