O Carnaval de Florianópolis foi aberto com a presença de três novos bonecos no Berbigão do Boca. A festa no vão do Mercado Público começou às 12h e promete animar o Centro da cidade até às 22h. Uma das novas figuras que chamam a atenção é a do folclorista Franklin Cascaes, que recebeu sua representação 29 anos após sua morte.

Continua depois da publicidade

Os bonecos são uma reverência as maricotas do boi-de-mamão e homenageam personalidades ilhéis infelizmente falecidas. E por que depois de tanto tempo Cascaes foi lembrado?

– Ele me veio em um sonho e me disse que tinha se tornado boneco. Levei para a diretoria e eles me incubiram de criar a figura do bruxo mor da Ilha – revela, com humor, o artista plástico Alan Cardoso.

Também entrou para o rol dos imortais o cidadão-samba Adilson Coelho e o organizador de Carnaval e ex-secretário de Turismo de Florianópolis, Airton Oliveira. Ambos morreram no ano passado.

Continua depois da publicidade

Nem a chuva desanima

Mesmo embaixo de chuva, mais de 300 pessoas se reuniram para a abertura do Carnaval. Com música, cerveja e, é claro, o berbigão, turistas e moradores aproveitaram o evento, declarado patrimônio imaterial de Florianópolis.

Por coincidência, o americano Jason Hall, de 34 anos, e sua mulher, a gaúcha Anne Hall, de 35, conheceram uma das manifestações mais tradicionais de Florianópolis. Eles moram há dois anos em Porto Alegre, mas os filhos Josefine, de dois anos, e Kaio, de quatro, não tinham familiaridade com o Carnaval, pois nasceram nos Estados Unidos. Se impressionaram com os bonecos e toda a alegria do Berbigão.

– Viemos almoçar no Mercado Público e nos deparamos com isso aqui. Eu comecei a sambar e minha menina ficou toda feliz. Esse espaço popular combina com a manifestação folclórica – define Anne.

Continua depois da publicidade

Uma programação recheada de atrações espera os foliões durante todo o dia. Às 17h será realizada a entrega do troféu Amigo do Berbigão do Boca e às 19h será o tão esperado arrastão pelas ruas centrais da cidade, com a Banda Amor à Arte. Fica o convite:

– São 10 horas de folia. Nada vai impedir que comemoremos os 20 anos de Berbigão – garante Paulo Abrahn, o Boca, manezinho que dá nome à festa.