Foi com uma comédia romântica adolescente inusual (Apenas o Fim) que o cineasta Matheus Souza estreou em 2008 – quando tinha 20 anos e, conta, pagou seu primeiro longa-metragem com o dinheiro da rifa de um uísque. Seu segundo longa, que ele assina depois de escrever as novas versões (para o teatro e o cinema) de Confissões de Adolescente (2013), segue o mesmo padrão.

Continua depois da publicidade

O título de Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo da Minha Vida também serve de sinopse para o filme, que teve suas primeiras sessões em festivais ainda em 2012, chegou a Porto Alegre na edição pocket do Festival de Verão, em dezembro, e ganha sessões diárias na Capital a partir desta sexta-feira, na Cinemateca Paulo Amorim.

:: Top 20: filmes com títulos longos

Continua depois da publicidade

O filme tem participações especiais de Daniel Filho, Gregório Duvivier (que protagonizou Apenas o Fim junto a Erika Mader) e Leandro Hassum (o “rei da globochanchada”), mas quem está à frente do elenco é a atriz e cantora Clarice Falcão, escolhida pelo jovem diretor e roteirista para protagonizar o seu mais recente longa antes de despontar para a fama no Porta dos Fundos.

Ela interpreta uma estudante de medicina deslocada que, bem, digamos que não sabe o que fazer quando crescer – ou seja, agora, praticamente. Em crise na faculdade que escolheu, resolve exercitar atividades que lembram diferentes profissões. Isso junto ao melhor amigo (Rodrigo Pandolfo), com quem rola aquela típica tensão sexual juvenil.

O mais interessante na história toda nem é o encontro dos dois, mas a capacidade de dar cabo das dúvidas existenciais da geração deles e, ao mesmo tempo, do vazio que acomete também aqueles que têm um pouco mais de idade – a geração dos pais da garota, interpretados por Nelson Freitas e Bianca Byington.

A sequência-chave de Eu Não Faço a Menor Ideia… trabalha com talento uma certa inversão de expectativas, fazendo o espectador se perguntar quem, afinal, está em crise, se é a filha ou, na verdade, o seu pai – ou ambos. Você saberá de que cena estou falando ao ver o filme, até porque, além dela, não restam tantos trechos assim a impressionar o público – este segundo longa de Matheus Souza não tem o frescor do primeiro e, além disso, possui uma afetação que dá a sensação de se estar diante de algo pouco espontâneo, quase fake.

Continua depois da publicidade

É tudo muito “fofo” em Eu Não Faço a Menor Ideia… – às vezes forçadamente -, para repetir uma palavra muito ouvida durante a trama. Isso não compromete o projeto, mas ele seria melhor se algumas das situações apresentadas – e sua própria comicidade – não soassem tão artificiais.

Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida

De Matheus Souza. Com Clarice Falcão, Rodrigo Pandolfo, Nelson Freitas, Bianca Byington, Daniel Filho e Leandro Hassum.

Comédia romântica, Brasil, 2012. Duração: 88 minutos. Classificação: 10 anos.

Estreia nesta sexta-feira na Sala Norberto Lubisco da Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre.