O início do atendimento do Corpo de Bombeiros de Schroeder, que estava previsto para começar este mês, terá de ser adiado pela segunda vez. Isso porque o caminhão Ford Cargo ainda não está pronto e deverá levar mais 45 dias para ser entregue. A adaptação do veículo não foi concluída dentro do prazo porque algumas peças importadas levaram mais tempo para chegar ao Brasil do que estava previsto.

Continua depois da publicidade

O caminhão Ford Cargo está orçado em R$ 295 mil e foi pago com dinheiro arrecadado em um bazar que ocorreu no fim de 2012. Além da viatura de combate à incêndio, uma camionete Ford Ranger, que custou R$ 40 mil, doada pela Receita Federal, também faz parte da frota da corporação e servirá para resgate veicular (retirar pessoas que estejam presas nas ferragens). A corporação também aguarda a doação de uma ambulância por parte de empresários locais para começar os trabalhos com 17 bombeiros voluntários e efetivos.

O primeiro prazo para início dos trabalhos era fevereiro. Depois, a meta era começar em abril. A expectativa agora é que em junho comecem os atendimentos, mas o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Schroeder, James Pommerenng, prefere não definir uma nova data.

– Queremos começar neste ano, mas ainda contanto com o apoio de Jaraguá do Sul para, no ano que vem, começarmos a atender por conta própria – , prevê.

Continua depois da publicidade

O objetivo é de que os bombeiros de Schroeder trabalhem no atendimento a acidentes, incêndios e emergências médicas. Hoje, esses serviços são prestadores pela corporação de Jaraguá do Sul. Estima-se que 25% das ocorrências atendidas por Jaraguá são de Schroeder.

A entidade foi criada em 2009 com o lançamento do estatuto e da diretoria. No ano passado ganharam uma sede própria localizada em um prédio cedido pela Prefeitura. No local os socorristas já trabalham com cursos de formação de bombeiros adultos, mirins e aspirantes.