O padre Willian Wogel, capelão da Irmandade do Senhor dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade, conduzirá pela primeira vez a Procissão do Senhor dos Passos, histórico evento religioso de Florianópolis, informou a Irmandade em anúncio à imprensa realizado nesta terça-feira (7).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Natural de Brusque, no Vale do Itajaí, o sacerdote pretende utilizar o evento para ações de combate à fome. O tema da 257ª Procissão, que acontece em Florianópolis entre 19 e 27 de março, é “Fraternidade e Fome”.
— Estamos pedindo que todos levem um quilo de alimento ou um agasalho em bom estado, que serão entregues a três instituições de caridade da nossa região. São gestos e ações simples e que ampliam nossa expectativa e gentileza de ajudar o próximo, de fazer o bem, simplesmente — explica o líder religioso.
Graduado em Filosofia e Teologia, o clérigo é mestre e doutorando em Direito Canônico. Influenciado pelo papa Bento XVI, decidiu se tornar seminarista aos 13 anos.
Continua depois da publicidade
Desde 1766, a celebração acontece anualmente — com exceção de 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19 — 15 dias antes da Páscoa. Em 2023, a caminhada será nos dias 25 e 26.
Considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil e de Santa Catarina pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a festividade iniciou em 1766 por conta de tempestades. Uma embarcação vinda da Bahia para Rio Grande, no Rio Grande do Sul, atracou na Ilha de Santa Catarina para abastecer. Ela trazia uma escultura do artista baiano Francisco das Chagas que simboliza o sofrimento de Jesus Cristo. Fiéis visitaram a imagem enquanto o navio permanecia na cidade.
Após três tentativas de seguir viagem frustradas por tempo instável, a tripulação entendeu que era um sinal divino para que a estátua se mantivesse no município.
De acordo com informações divulgadas pela Irmandade do Senhor dos Passos, a procissão é a terceira maior do país, ficando atrás do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e das homenagens ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Continua depois da publicidade
Programação
Dia 19/03/23 – Domingo
8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
Dia 22/03/23 – Quarta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Dia 23/03/23 – Quinta-feira
9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Dia 24/03/23 – Sexta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Dia 25/03/23 – Sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador
17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana
Dia 26/03/23 – Domingo
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis
Dia 27/03/23 – Segunda-feira
8h30 – Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade
*Sob supervisão de Paulo Batistella
Leia também
“Pedacinhos da história no chão”: fiéis se unem para reconstruir igreja centenária de SC