A empresa responsável pela construção da ponte estaiada do Canal Laranjeiras em Laguna, no trecho Sul da BR-101 em Santa Catarina, começou as primeiras movimentações no canteiro de obras. A primeira etapa prevê terraplenagem e em seguida será feita a dragagem do canal para o trabalho das balsas na região.

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A ponte estaiada é o investimento individual mais alto da duplicação da BR-101 Sul: R$ 597 milhões. Além disso, dará o fim a um dos três gargalos que ainda restam na fase de duplicação.

Na Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, onde participou de uma reunião, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes em Santa Catarina (DNIT), João José dos Santos, evitou estabelecer uma data certa para a conclusão da ponte.

– A empresa é uma das maiores do país e houve um compromisso de terminar até 2014. Espero ter a felicidade, estando ou não no DNIT, de ver se alguma empresa consegue cumprir prazo e que esse consórcio consiga. É uma grande obra que vai ser o novo cartão postal de Santa Catarina – disse o superintendente aos participantes.

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O pico da obra será em 2013 com 1,5 mil trabalhadores. Na apresentação, João José também falou sobre outras obras viárias importantes para o Estado, como as duplicações das BRs 470 (Navegantes – Indaial) e 280 (São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul). Elas estão orçadas em R$ 2,5 bilhões e a abertura das licitações será a partir de setembro, garantiu o superintendente.

A ampliação do acesso a Florianópolis, a Via Expressa (BR-282), para amenizar os problemas de congestionamento, ficará apenas para julho do ano que vem, quando estimou a conclusão do projeto.

A presença de João José era aguardada com expectativa pelos empresários catarinenses na Fiesc nos últimos anos. João José afirmou que adiou a ida porque aguardava a visita da presidente Dilma ao Estado, que aconteceu em maio, para a confirmação das obras e recursos.

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O superintendente relatou dificuldades como as desapropriações. Ao falar de prazos, procurou evitar cronogramas exatos. Foi assim, por exemplo, ao comentar sobre a tão esperada finalização da duplicação da BR-101 Sul, que está 89% concluída.

O vice-presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, foi duro nas suas observações ao final da apresentação do DNIT:

– Esperamos que todas essas promessas sejam cumpridas, afinal a infraestrutura de Santa Catarina está extremamente precária – declarou Aguiar, em tom de cobrança.

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Obras e prazos

BR-280

Duplicação São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul

76,4 Km

R$ 1,1 bilhão

Projeto executivo em elaboração

Licitação das obras a partir de setembro

BR-470

Navegantes – Indaial

74 km

R$ 1,4 bilhão

Projeto executivo em elaboração

Licitação das obras a partir de setembro

BR-282 (Via Expressa)

Ampliação de capacidade acesso a Florianópolis.

Projeto em elaboração

5,6 km

R$ 4,5 milhões

BR-101

Ponte em Laguna – obra iniciada

Extensão 2.815

Valor R$ 597 milhões

Túnel Morro do Formigão (Tubarão)

Novo edital de licitação de obras a ser lançado R$ 57 milhões

Túneis Morro dos Cavalos (Palhoça)

Projetos e estudos ambientais em andamento.

Fonte: DNIT/SC