A empresa responsável pela construção da ponte estaiada do Canal Laranjeiras em Laguna, no trecho Sul da BR-101 em Santa Catarina, começou as primeiras movimentações no canteiro de obras. A primeira etapa prevê terraplenagem e em seguida será feita a dragagem do canal para o trabalho das balsas na região.
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A ponte estaiada é o investimento individual mais alto da duplicação da BR-101 Sul: R$ 597 milhões. Além disso, dará o fim a um dos três gargalos que ainda restam na fase de duplicação.
Na Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, onde participou de uma reunião, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes em Santa Catarina (DNIT), João José dos Santos, evitou estabelecer uma data certa para a conclusão da ponte.
– A empresa é uma das maiores do país e houve um compromisso de terminar até 2014. Espero ter a felicidade, estando ou não no DNIT, de ver se alguma empresa consegue cumprir prazo e que esse consórcio consiga. É uma grande obra que vai ser o novo cartão postal de Santa Catarina – disse o superintendente aos participantes.
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O pico da obra será em 2013 com 1,5 mil trabalhadores. Na apresentação, João José também falou sobre outras obras viárias importantes para o Estado, como as duplicações das BRs 470 (Navegantes – Indaial) e 280 (São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul). Elas estão orçadas em R$ 2,5 bilhões e a abertura das licitações será a partir de setembro, garantiu o superintendente.
A ampliação do acesso a Florianópolis, a Via Expressa (BR-282), para amenizar os problemas de congestionamento, ficará apenas para julho do ano que vem, quando estimou a conclusão do projeto.
A presença de João José era aguardada com expectativa pelos empresários catarinenses na Fiesc nos últimos anos. João José afirmou que adiou a ida porque aguardava a visita da presidente Dilma ao Estado, que aconteceu em maio, para a confirmação das obras e recursos.
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O superintendente relatou dificuldades como as desapropriações. Ao falar de prazos, procurou evitar cronogramas exatos. Foi assim, por exemplo, ao comentar sobre a tão esperada finalização da duplicação da BR-101 Sul, que está 89% concluída.
O vice-presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, foi duro nas suas observações ao final da apresentação do DNIT:
– Esperamos que todas essas promessas sejam cumpridas, afinal a infraestrutura de Santa Catarina está extremamente precária – declarou Aguiar, em tom de cobrança.
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Obras e prazos
BR-280
Duplicação São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul
76,4 Km
R$ 1,1 bilhão
Projeto executivo em elaboração
Licitação das obras a partir de setembro
BR-470
Navegantes – Indaial
74 km
R$ 1,4 bilhão
Projeto executivo em elaboração
Licitação das obras a partir de setembro
BR-282 (Via Expressa)
Ampliação de capacidade acesso a Florianópolis.
Projeto em elaboração
5,6 km
R$ 4,5 milhões
BR-101
Ponte em Laguna – obra iniciada
Extensão 2.815
Valor R$ 597 milhões
Túnel Morro do Formigão (Tubarão)
Novo edital de licitação de obras a ser lançado R$ 57 milhões
Túneis Morro dos Cavalos (Palhoça)
Projetos e estudos ambientais em andamento.
Fonte: DNIT/SC