Começaram nesta sexta-feira as inscrições para o Projeto Viagem Segura, do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá. As rondas começam no dia 14 e terminam em 25 de fevereiro. No total oito viaturas estarão nas ruas cadastradas de Jaraguá do Sul e região e a expectativa é que, pelo menos, 700 casas sejam vigiadas esse ano.

Continua depois da publicidade

Em 2011, foram 554 residências. O projeto funciona da seguinte forma: o morador faz um cadastro no site www.14bpm.com.br. Depois de preencher todos os campos é preciso imprimir, assinar e entregar no batalhão ou em qualquer um dos destacamentos da região, no horário das 13 às 19 horas.

A polícia passará na casa entre os dias informados, verificará se está tudo normal com a residência e deixará um bilhete informando o dia e hora da visita. O major Gildo Martins de Andrade acredita que a iniciativa também pode beneficiar moradores que não estão cadastrados.

– Nesse período do ano é constatado que 30% da população sai da cidade e as moradias ficam vulneráveis a ação de bandidos. Com as rondas, causa uma sensação de insegurança para o marginal cometer crimes nos locais onde passamos – avisa.

As visitas variam de uma a duas vezes por dia. Andrade lembra que é preciso fazer corretamente o cadastro para que, no caso de alguma ocorrência, a polícia entre em contato os números passados na inscrição.

Continua depois da publicidade

Desde o começo do projeto, no ano de 2003, em nove vezes a polícia constatou alguma irregularidade. No ano passado foi uma alteração registrada. ?

SAIBA MAIS

O 14º Batalhão também deve fornecer policiais para a Operação Veraneio. O comando regional solicitou 30 profissionais, mas para não ter prejuízos na segurança de Jaraguá do Sul o batalhão espera encaminhar os 20 soldados recém-formados que trabalham na unidade. ?

DICAS

– Se estiver cadastrado e voltar antes da viagem comunicar a Polícia Militar pelo 190.

– Preencher o formulário da maneira mais correta possível.

– Procurar fazer o preenchimento pela internet em casa ou em um local público. Em últimos casos procurar o batalhão.

– Deixar amigos, parentes ou vizinhos avisados da viagem e pedir para que olhem a casa.

– Não deixar a luz da garagem acessa 24 horas. Tenha preferência pelas lâmpadas de fotocélula (que acendem somente à noite).

Continua depois da publicidade

– Pedir ou contratar alguém para cortar a grama se ficar muito tempo fora.