A construção da fundação do novo terminal lacustre da Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, que integra as obras de revitalização do entorno da nova ponte começou nessa quinta-feira (14). A edificação está sendo erguida sobre o aterro, em rocha de área total de 850 metros quadrados, executado nos mesmos moldes dos que também já foram feitos para receber as cabeceiras.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Veja fotos da obra do novo terminal lacustre
A obra é coordenada pela Secretaria de Transporte e Infraestrutura do Estado e até o momento, cerca de 20% das obras do entorno da nova ponte já foram executados. Devido aos trabalhos que iniciaram na quinta (14), o estaqueamento de concreto que acontecia desde setembro, referente à base do trapiche do novo terminal lacustre, teve uma pausa.
Criminosos assaltam, tentam incendiar e atiram contra ônibus em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que o atual terminal continua funcionando normalmente e só sera desativado quando o novo estiver pronto. A previsão é que a inauguração ocorra em junho.
O novo terminal lacruste
As obras do entorno da nova ponte começaram com a desmontagem do deck do atracadouro público próximo do terminal lacustre atual, localizado no Centrinho, à esquerda da cabeceira da ponte existente sentido Rendeiras. A nova estrutura está sendo edificada a cerca de 40 metros do atual, também sentido Avenida das Rendeiras.
Grupo é preso por tráfico de drogas em operação policial sobre jovem torturada em Joinville
O espaço será contemplado com área para espera das embarcações coberta com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria. Após a demolição da atual ponte da Lagoa da Conceição, que deve acontecer após a conclusão da nova ponte, os aterros das duas cabeceiras antigas vão ganhar uma ampla área de lazer com locais de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.
Segundo a prefeitura, as obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos. O investimento é da ordem de R$ 53 milhões.
Continua depois da publicidade
Leia também
Caçula da família Dudalina abre fábrica de chocolate: “Sonho de criancinha”
Banda Jota Quest faz show gratuito em celebração de cidade mais antiga de SC
Construtora de SC faz investimento milionário no Mato Grosso