A empresa que administra a linha férrea de Joinville começou neste domingo as obras de reparo nos cruzamentos onde há trilhos e tráfego de veículos no Itaum. A troca da camada asfáltica e dos trilhos e contratrilhos teve início pela manhã na Rua Monsenhor Gercino em frente a Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral. A falta de manutenção da linha férrea vinha sendo motivo de reivindicações por parte dos moradores do bairro.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Floresta (Conseg), Pedro Fernandes, que reivindicou junto a prefeitura por melhorias nos cruzamentos, os moradores da Zona Sul de Joinville reclamavam de acidentes e carros quebrados por causa dos desníveis nas pistas. Uma reunião feita na última semana entre o Conseg, a prefeitura e a Rumo Logística, que administra a linha férrea, definiu o cronograma de obras.

Morador do bairro há 33 anos, o comerciante Sebastião Manoel da Silva, passa diariamente pela linha férrea de bicicleta ou de carro. Conforme ele, os declínios nos trilhos do trem dificultavam a passagem até mesmo apé. – Dia desses eu quase caí em um buraco enquanto passava de bicicleta. Já teve colega meu que caiu no trilho e se ‘ralou’ esses dias, era o maior do perigo – conta.

Carlos Alexandre da Silva, que tem restaurante em frente ao cruzamento há 12 anos, diz que as manutenções eram raras e já presenciou vários acidentes no local. – Havia batida uma atrás da outra e muitos acidentes, principalmente com motoqueiros, que caiam no trilho – recorda.

Conforme Pedro Fernandes, os moradores iam entrar com um pedido para que a linha férrea fosse interditada enquanto não fossem feitos reparos, mas não foi necessário. – Havia um problema de comunicação entre prefeitura e a empresa responsável, mas foi resolvido com uma conversa e as obras já estão em andamento. Vamos buscar ampliar o pedido para que os reparos sigam em outros pontos da ferrovia, como nas ruas Getúlio Vargas e São Paulo [entre os bairros Floresta e Anita Garibaldi] – explica.

Continua depois da publicidade

As obras de reparo nos trilhos próximos da Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral devem ser concluídos ainda neste domingo (28). De acordo com o engenheiro de obras Adriano, da Unidade de Pavimentação (UNP) da prefeitura, e que acompanhava os trabalhos na via, está prevista a colocação de cerca de nove toneladas de camada asfáltica no trecho.

Em até 15 dias devem ser feitos reparos em um segundo cruzamento férreo do bairro, entre as ruas Arlíndo Pereira de Macedo e Monsenhor Gercino.