Cor, aparência. carbonatação, aroma, amargor, álcool, estilo e balanço. Características que são avaliadas em alguns goles de cada rótulo. Tudo às cegas, mas com análise técnica de quem entende do assunto. Nesta segunda-feira, 30 jurados começaram a julgar as 414 cervejas durante Concurso Brasileiro de Cervejas, na Vila Germânica, em Blumenau. Hoje, as avaliações continuam das 9 às 17h.
Continua depois da publicidade
O resultado da escolha da melhor cervejaria, a que tiver mais medalhas durante os dois dias, e do melhor rótulo, com a maior pontuação, será divulgado para todo o público e cervejarias amanhã às 21h no Setor 1 da Vila Germânica.
Nesta segunda-feira, sommeliers, mestres cervejeiros e empreendedores de diversas partes do país e do mundo se reuniram para julgar as cervejas das 81 cervejarias participantes desta edição. Cada mesa de jurados avaliou um estilo, deu uma pontuação de 0 a 10 e teceu comentários sobre as características dos rótulos. Água e pães acompanhavam a degustação.
O mestre cervejeiro carioca, sommelier de cervejas e consultor de cervejarias artesanais, Leonardo Botto, acompanha desde 2011 o Festival Brasileiro da Cerveja e avaliou positivamente a organização desta edição:
Continua depois da publicidade
– Ano após ano está melhor. Já degustamos com copo de plástico em outros anos e agora experimentamos em copo de cristal. Sem falar no número de amostras que provamos, que dobrou.
Segundo ele, a evolução do evento é reflexo do amadurecimento do mercado de cervejas no Brasil. A qualidade das cervejas também pôde ser percebida pelos jurados durante o primeiro dia de avaliação. Para Botto, apesar no maior número de rótulos, poucas apresentaram defeitos graves.
Ana Paula Almeida, engenharia de alimentos e júri do concurso, apontou a estrutura como um dos destaques deste ano. O objetivo da competição é valorizar o trabalho das cervejarias artesanais brasileiras e servir como um parâmetro para que as marcas acompanhem a avaliação das bebidas. A especialista ressalta a importância do concurso para o mercado cervejeiro brasileiro, já que todas as fichas preenchidas pelos jurados são entregues às empresas.
Continua depois da publicidade
– É importante para as cervejarias serem avaliadas por uma equipe técnica. Depois desses comentários que fazemos aqui, elas podem saber onde erraram e acertaram e consequentemente apostar ou não na venda do produto – explica Ana Paula.
O público poderá conhecer os rótulos a partir das 19h na quarta-feira no setores 1 e 2 da Vila Germânica e tirar as próprias conclusões. A entrada custa R$ 12. Para não exagerar na dose e conseguir experimentar os diversos estilos de cervejas desta edição, os jurados aconselham comprar a dose degustação de 80 mililitros. Serão 110 expositores entre cervejarias, distribuidores, importadores e fornecedores da indústria de bebida, além de pontos gastronômicos. O festival segue até sábado com música ao vivo todos os dias.