Terá início no próximo dia 19 de janeiro o Festival de Música de Santa Catarina – Femusc. O evento, que segue até o dia 1º de fevereiro, em Jaraguá do Sul e conta com recursos do Funcultural, reúne grandes talentos e oferece ao público a oportunidade de acompanhar excelentes apresentações. Esta será a nona edição do Festival, que, além de apresentações, durante 14 dias também irá promover seminários e palestras. Um dos destaques da programação é o Femuskinho – uma colônia de férias com 100 vagas para crianças entre 6 e 12 anos, que oferecerá aulas de música, gincana e atividades de recreação e lazer. O Femusc 2014 recebeu 1219 inscrições, vindas de 26 países – incluindo 12 alunos do Conservatório de Música de Sydney, Austrália, com quem o evento firmou parceria, além de representantes de 20 estados brasileiros.
Continua depois da publicidade
Bicho geográfico
Recebo do leitor Jorge Barcelos um alerta especial sobre a presença cada vez maior dos chamados “bichos geográficos” em algumas praias de nosso Litoral. Conta ele que, na virada do ano, a filha e mais seis amigos ficaram na areia de Jurerê Internacional e todos foram contaminados pelo bichinho. O bicho geográfico é uma doença de pele causada pela larva migrans, presente nas fezes de animais domésticos, como o cachorro e o gato. Locais comuns de contaminação, além das praias, são o próprio quintal de casa, gramados e parques infantis. O principal sintoma do bicho geográfico é a coceira na pele, que se intensifica à noite. O parasita entra na pele e instala-se ali, movimentando-se sempre, avançando cerca de 1 cm por dia.
Classificação da dengue
Continua depois da publicidade
Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado receberam orientações sobre os novos critérios de classificação para casos de dengue, que começam a ser adotados ainda este mês. A nova proposta definida pelo Ministério da Saúde estabelece a seguinte classificação: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave. As notificações com início dos sintomas a partir de 1º de janeiro devem seguir a nova classificação. Todo cuidado é pouco para evitar a proliferação do mosquito.
Morro dos Cavalos
Recebi algumas ligações de leitores que não gostaram da implantação de radares na descida do Morro dos Cavalos. A velocidade máxima, que era de 80Km/h, passou para 60Km/h, e o objetivo é evitar acidentes. Infelizmente muitos motoristas não conseguem compreender a importância do bom senso no trânsito, só entendem a linguagem da multa.