Com lotação máxima de inscritos, começa às 8h deste sábado, dia 7, na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), a primeira das quatro etapas da Taça LuiLui de Surf Universitário 2003. A Associação Catarinense de Surf Universitário (ACSU) pretende realizar as duas fases iniciais das categorias Open e Soul Surf neste sábado. Já as categorias Formados e Feminina só estréiam no domingo, dia 8.

Continua depois da publicidade

No mesmo dia, a partir das 13h, estão previstas as finais. A competição deve ser disputada sob sol e com ondas de 1m de altura. A procura por vagas principalmente na categoria Soul Surf, para universitários sem experiência em competições, superou todas as expectativas – e tem gente até falsificando documentos para poder participar da Taça LuiLui de Surf Universitário.

– Além da taxa de inscrição, é necessário apresentar uma declaração de matrícula e freqüência expedida pelas universidades e realmente detectamos alguns comprovantes que foram falsificados. Essas inscrições foram canceladas, mas preferimos não divulgar os infratores – contou Azor El Achkar, diretor técnico da ACSU.

– O limite da categoria Soul Surf é de 64 competidores, e muitos ficaram de fora desta primeira etapa. Se tivéssemos mais um dia de competição, o número de inscritos poderia chegar até uns 100 surfistas só nesta categoria, que é a mais procurada de todas – disse Azor El Achkar.

Como os primeiros colocados no ranking final da Soul Surf são automaticamente promovidos para a Open, a disputa pelo título – que no ano passado foi conquistado por Rodrigo Farias (Unesc/Computação) – não tem favorito.

Continua depois da publicidade

Na categoria Feminina, a campeã da Taça LuiLui de Surf Universitário 2002 Michaela Fregonese mudou-se para a Itália e também não vai competir. Com sua ausência, a briga pelo título deve ficar concentrada entre suas principais adversárias no ano passado, Larissa Barbieri e Duty Rost, ambas estudantes da Univali.

A categoria Open também está desfalcada para a primeira etapa, já que, cumprindo proibição da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), os surfistas filiados à entidade não poderão mais participar de competições amadoras e/ou sem premiação em dinheiro. Com isso, o atual campeão brasileiro e vice-campeão catarinense universitário André Zanini (Univali/Direito) acabou alijado da disputa.

– Estamos tentando resolver esse impasse, mas nesta primeira etapa os surfistas profissionais realmente não poderão competir. Mas, isso não vai tirar o brilho da competição, pois outros surfistas de grande destaque vão estar participando, inclusive o Marcelo Coutinho – afirmou.

Marcelo Coutinho foi o campeão da categoria Open no Onbongo Brasileiro de Surf, válido como terceira etapa do circuito da Confederação Brasileira de Surf (CBS), domingo passado na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Continua depois da publicidade

Ele viajou com a equipe catarinense para a quarta etapa em Tramandaí (RS), mas já foi eliminado na sexta e confirmou sua participação na abertura da Taça LuiLui de Surf Universitário 2003. O surfista vai estrear no Circuito Catarinense Universitário, pois ingressou no primeiro ano de Administração na Faculdade Decisão.