Entre os dias 15 e 18 de março, acontece mais uma edição da Festa Estadual da Ovelha em Campo Alegre. A carne de ovelha, prato típico da região, é a estrela da festa e a estimativa da organização é de que pelo menos 15 toneladas da carne serão preparados durante o evento. A festa terá ainda música, apresentações folclóricas, trilha para motos, eventos esportivos, exposições e desfiles. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

De acordo com a organização, no ano passado a festa atraiu cerca de 65 mil pessoas e houve consumo de treze toneladas de carne de ovelha. Neste ano, cerca de 600 animais vão para o abate.

A novidade desta edição é que a organização da festa trocou de mãos. A entidade realizadora da Festa da Ovelha é, agora, a Associação de Criadores de Ovinos do Paraíso da Serra. Além da entidade, a comissão organizadora tem membros do poder público e também pessoas da comunidade que se colocaram à disposição de forma voluntária.

Outra novidade deste ano é que a festa se estende até a segunda-feira, 18 de março, dia em que Campo Alegre comemora 116 anos de emancipação política.

Continua depois da publicidade

A área coberta para alimentação, shows e exposições tem mais de cinco mil metros quadrados, divididos entre a parte do topo, que abriga os shows e a Praça de Alimentação, e a parte de baixo, já na chegada do Calçadão da Cascatinha, no Centro da cidade. A estrutura toda começou a ser montada com uma semana de antecedência.

– O espaço coberto vai ter capacidade para mais de 18 mil pessoas -, explica o membro da comissão organizadora, João Nilson Venera.

Por toda a extensão da Festa, cerca de 150 barracas venderão guloseimas, roupas, brinquedos, produtos coloniais e artesanato. Cada entidade assistencial do município recebe gratuitamente uma barraca para comercializar seus produtos e reverter a renda para suas ações sociais.

Continua depois da publicidade

– A festa é de todo o município, todos tem a contribuir. Esses grupos voluntários que possuem atuação importante na comunidade merecem o nosso apoio -, destaca o prefeito Rubens Blaszkowski.

Mudanças no trânsito

Já nesta quinta-feira, algumas ruas do centro estarão fechadas para carros por conta da organização da festa. A rua Coronel Bento de Amorim ficará fechada do Colégio Lebon Régis até o Calçadão. A avenida Getúlio Vargas também não terá circulação de carros no trecho do início da Creche Alegre Infância até o Comercial Gonçalves. E a rua Coronel Raymundo Munhoz, que passa atrás do Calçadão, também terá um trecho fechado.

Festa terá shows nacionais

Serão quatro shows principais e doze atrações musicais fazem parte da programação da festa. Na noite de sexta-feira, haverá a abertura oficial do evento às 18 horas, na qual o radialista Oswaldir Dranka, falecido neste ano, será homenageado.

Continua depois da publicidade

– O palco terá o nome dele. É muito justo, pois ele sempre se dedicou a preservar as tradições culturais do município -, explica o secretário de Turismo, Ernesto Larsen.

Após a homenagem, onze candidatas disputam o trono da Rainha da Festa da Ovelha. A primeira banda a animar a noite é Tribo da Lua. Em seguida, a animação fica por conta do show nacional de Dany e Rafa.

No sábado, as exposições de ovelhas e a praça de alimentação abrem às 9 horas. À noite, a partir das 18 horas, quem prepara o palco para o show nacional de Theodoro e Sampaio, que subirá ao palco às 22 horas, é o grupo campo-alegrense Jeito Guri.

Continua depois da publicidade

Porém, nem só de grupos tradicionalistas vive a 15ª edição da Festa da Ovelha. Quem curte o estilo mais alternativo também tem opções. Às 14 horas de sábado, o show com Ismar Kohls e Banda promete agradar o público com rock instrumental.

No domingo, o grupo Homem Banda e sua Mina invade o palco trazendo pop, rock e reggae clássicos com uma pegada mais leve. A banda leva esse nome porque apenas um homem toca, simultaneamente, gaita, guitarra e percussão enquanto a vocalista canta.

Às 13 horas, a Banda Prata da Casa traz o som diversificado de MPB e samba que vão dos mais clássicos até os atuais. Às 19 horas de domingo, a Banda Coyote Jack também leva um som alternativo para os amantes do rock. O grupo antecede a dupla nacional Eric e Matheus, que sobem ao palco às 21 horas do domingo.

Continua depois da publicidade

Além das atrações musicais alternativas do Calçadão, o Pin Ball Lanches também conta com o evento alternativo Campo Alegre Rockin? Sounds acontecendo paralelamente à Festa da Ovelha. Na sexta-feira, as bandas Maggie Townsend, The Fingers e Free Four. No sábado, animam a noite as bandas Chapa Groove, Blunderbuss e Chapa da Morte. A entrada é franca nos dois dias, e iniciam às 20h30.

Na segunda-feira, às 15 horas, o Trio da Saudade embala a festa. Já à noite, o público cristão está convidado para prestigiar a banda Filhos do Homem, que encerra o evento.}

Trilha da Ovelha

A equipe do Ovelhama Trail Club, que organiza a 4ª Trilha da Ovelha, está pronta para receber cerca de 1500 pilotos de motos e quadriciclos na manhã de domingo, 17 de março, às 9 horas. A largada acontece na rua Coronel Bento de Amorim, em frente à Prefeitura.

Continua depois da publicidade

Segundo Reinaldo de Souza, um dos organizadores, o percurso conta com extensão aproximada de 60 quilômetros, com saída do centro da cidade em direção ao interior do município.

As inscrições podem ser feitas na Rudnick Motos em São Bento do Sul, ou pelo site www.rudnick.com.br até o dia 14 de março. Também haverá inscrições no local, pelo preço de R$ 60,00.

Entre os participantes, será sorteada uma CRF-230 0km, uma Ashima 250cc 0km e uma carretinha 0km. Os trilheiros contarão com local de almoço dentro da Cascata Paraíso, onde estará aberto. No cardápio, é claro, almoço típico com carne de ovelha e opções de gado bovino e suíno.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a Trilha recebeu grupos de motos de várias localidades do Brasil e foi destaque na mídia nacional. Cerca de 1100 pilotos de motos e quadriciclos participaram da última edição da trilha e em sua quarta edição já é considerada um dos principais atrativos da Festa da Ovelha.

Desfile

A data de desfile deste ano sofreu alteração. O desfile festivo que ajuda a contar a história do município será no sábado, às 15 horas, e passa pela Avenida Getúlio Vargas.

O nome escolhido para o desfile, por votação entre alunos e professores das escolas municipais, é “Campo Alegre: teu progresso é nossa glória”. Além das escolas, grupos de serviços, ovinocultores e amostras de produtos locais também desfilarão em homenagem ao aniversário do município.

Continua depois da publicidade

Eventos esportivos

Na manhã de segunda-feira, 18 de março, acontece a 1ª Corrida Rústica às 8 horas da manhã. As inscrições serão feitas no local.

A corrida sai da Praça Maurício Foitte e segue sentido à Vila Scheidt, com distâncias variando de acordo com a categoria.

À tarde, 14 horas, haverá o 1º Passeio Ciclístico, que também sai da Praça Maurício Foitte. As inscrições também serão feitas no local e haverá sorteio de brindes.

Continua depois da publicidade

Exposição de ovinos

Pelo menos 80 ovelhas estarão expostas em uma tenda ao lado da Festa. Dentre as raças, estão inscritas Hampshire Down, Suffolk, Poll Dorset, Texel, Ille de France, Dorber e Santa Ines. Os expositores vêm de diversas cidades de Santa Catarina, entre elas Pomerode e Jaraguá do Sul.

Concursos

Um pouco antes da abertura da 15ª Festa Estadual da Ovelha, às 18 horas no dia 15, a cidade vai conhecer os vencedores do 1º Concurso do Nome dos Mascotes, do qual participam estudantes das escolas municipais. Pelo regulamento, as meninas sugerem um nome para a ovelha e os meninos para o carneiro. Os vencedores levam um tablet.

O Concurso de Decoração do CDL também vai divulgar o nome dos vencedores às 18 horas de sexta-feira, no Calçadão. O comércio mobilizou-se com as vitrines e o ambiente em geral para espalhar o espírito da festa por todo o município. O primeiro colocado leva um pedestal decorativo com a inscrição “Capital Catarinense da Ovelha” e com a logomarca da empresa vencedora. O segundo prêmio é uma ovelha viva e o terceiro 50 litros de combustíveis.

Continua depois da publicidade

O Concurso da Mini Ovelha também terá o nome do vencedor divulgado nesse mesmo horário. os artesãos locais participam com uma peça representando uma ovelha em miniatura, confeccionada artesanalmente com qualquer tipo de material, com até 15 cm de comprimento por 10 cm de altura. . O prêmio para o autor da peça escolhida é de R$ 350,00.

Serviço

O que: XV Festa Estadual da Ovelha

Onde: Calçadão da Cascatinha, centro, Campo Alegre

Quando: 15 a 18 de março

Quanto: entrada franca

Informações: (47) 3632-7328 (47) 3632-2266 – www.campoalegre.sc.gov.br