A relação entre quadrinhos e literatura é tão forte como a que existe entre os quadrinhos e o cinema, e que tem rendido algumas das maiores bilheterias da história, como a do filme Vingadores. Para celebrar a relação, está sendo realizado em Florianópolis o SCHQ- Festival de Quadrinhos e Literatura.
Continua depois da publicidade
O evento termina no sábado, dia 30, e antes de chegar na Capital foi realizado em Jaraguá do Sul. Nesta quinta às às 19h acontece o debate “Ponto de mutação: a criação nos quadrinhos e a adaptação do texto literário para os quadrinhos”, com Manuel Depetris (Rosário, ARG), Diego Gerlach (São Leopoldo, RS), Pedro Franz (Florianópolis, SC) e Carlos Henrique Schroeder (Jaraguá do Sul, SC). Um bate-papo informal sobre a adaptação de livros para os quadrinhos, sobre o mercado de quadrinhos no Brasil e na Argentina, e como foi conceber a novela gráfica “Ensaio do vazio” de forma coletiva.
Na sequência, às 19h40min, acontece o lançamento nacional da novela gráfica Ensaio do vazio ( R$ 40,00, 136 páginas), adaptação do romance homônimo de Carlos Henrique Schroeder para os quadrinhos por Berliac (Buenos Aires, ARG), Manuel Depetris (Rosário, ARG), Diego Gerlach (RS, BRA), Leya Mira Brander (SP, BRA) e Pedro Franz (SC, BRA).
Tanto o romance, publicado em 2006, quanto a recém lançada adaptação, retratam Ricardo: um artista plástico amargurado, que narra suas desventuras com Fernando, um poeta fracassado, Kátia, a esposa ausente, e Joana, a prostituta respeitosa.
Continua depois da publicidade
– É bem pesado, eu gosto de brincar e dizer que é censura 73 anos, pois o personagem principal é sexista e comete todos os excessos possíveis – afirma Schroeder.
A programação de sexta e sábado pode ser conferida no blog oficial do evento, o schq.blog.com